Pesquisar no Blog

domingo, 29 de janeiro de 2023

A nutrição do pet filhote é pilar fundamental para o seu desenvolvimento

Foto por master1305 em freepik
Dieta equilibrada para o filhote auxilia na formação dos ossos e músculos, no desenvolvimento do cérebro e no fortalecimento do sistema imunológico


Donos de um andar ainda um pouco desengonçado, uma curiosidade inabalável e energia que quase não tem fim, os filhotes fazem sucesso por onde passam. Para que o filhote se desenvolva forte e saudável, cuidados com a sua saúde e alimentação são fundamentais desde os primeiros momentos de vida.

“Fornecer uma dieta nutritiva e bem equilibrada para o filhote, seja ele canino ou felino, auxilia na melhor conformação dos ossos e músculos, no desenvolvimento do cérebro e no fortalecimento do sistema imunológico. Cada nutriente tem uma função específica no organismo, por isso é importante que a dieta oferecida ao pet, além de ter uma boa qualidade, forneça os nutrientes necessários de acordo com cada fase da vida do animal”, relata Pamela Meneghesso, médica-veterinária gerente de produtos da Avert Saúde Animal.

De maneira geral, cães e gatos são considerados animais carnívoros na natureza, mas cada espécie apresenta necessidades de nutrientes específicos para o seu desenvolvimento após o desmame. O aporte nutricional correto nesta fase da vida evita problemas como a subnutrição, a supernutrição (que pode acarretar obesidade), enfermidades relacionadas ao crescimento, como as doenças osteoarticulares, e alterações neurológicas significativas.

 

Alimento industrializado (ração/sachês) ou alimentação natural?

 

Foto por wirestock em freepik
As rações e sachês disponíveis atualmente no mercado, principalmente as rações premium e super premium, são formulados com ingredientes de alta digestibilidade e alto valor nutritivo, considerando todos os nutrientes necessários para o pet e para a sua fase de vida correspondente. Alguns destes produtos também trazem em sua composição suplementos essenciais para o desenvolvimento adequado do cão ou do gato.

Já a alimentação natural é um tópico muito discutido entre os tutores e, para alguns, pode se apresentar como uma opção mais de acordo com seu estilo de vida. Para outros, no entanto, ela pode ser pouco prática na rotina, já que demanda maior tempo dedicado ao seu preparo e tem um custo mais elevado.

  “As exigências nutricionais dos filhotes envolvem cinco grandes grupos: os carboidratos, as proteínas, as gorduras, as vitaminas e os minerais. Balancear tudo isso de maneira adequada às demandas da espécie e da raça requer um maior trabalho quando o tutor opta por fornecer ao pet uma dieta natural, por isso esta opção precisa ser prescrita corretamente e acompanhada bem de perto pelo médico-veterinário”, explica.

 

Alimentação natural não é a mesma coisa que comida caseira!

Existe uma importante diferença entre alimentação natural e alimentação caseira, e o tutor precisa estar atento à isso: a comida caseira com temperos destinados para os humanos pode causar graves problemas e intoxicações aos pets, principalmente aos filhotes.

 “Um pet que recebe comida caseira, aquela que também é consumida pelos humanos, pode desenvolver um quadro grave de anemia hemolítica caso o alimento tenha cebola em sua composição, por exemplo. Além disso, por não ser uma dieta balanceada especificamente para as necessidades do animal, os pets podem desenvolver carências de vitaminas e aminoácidos essenciais para o seu desenvolvimento”, alerta a médica-veterinária.

 

Estar atento às exigências nutricionais é importante

As necessidades nutricionais dos pets filhotes são diferentes das necessidades nutricionais dos pets adultos, por este motivo as rações comerciais são divididas em faixas-etárias específicas, e devem ser fornecidas como o recomendado em embalagem. Da mesma forma, a formulação de alimentação natural para os filhotes é diferente da formulação para os adultos, devendo ser adaptada de maneira adequada para cada momento da vida.

 Para ambas as espécies, a gordura é uma fonte de energia muito necessária durante a fase de crescimento, dentre elas os ácidos graxos essenciais são os que mais se destacam no seu papel como macronutrientes.

“Os ácidos graxos mais conhecidos são o EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido decosa-hexaenoico), o EPA apresenta ação anti-inflamatória e traz benefícios para a saúde articular e do coração, enquanto o DHA atua como um neuroprotetor do sistema nervoso central e melhora os processos motores e cognitivos”, Pamela elucida. “Tanto o EPA quanto o DHA são encontrados facilmente na formulação das rações descritos como Ômega-3. Para os animais que fazem uso da alimentação natural, a suplementação de Ômega-3 pode ser prescrita pelo médico-veterinário para auxiliar na nutrição adequada do pet”.

Para os gatos a Taurina é um nutriente essencial, que não é sintetizado pelo organismo dos felinos e precisa ser suplementado através da alimentação. A Taurina influencia diretamente no funcionamento do coração, na visão e no sistema reprodutivo dos animais, e a carência deste nutriente pode provocar doença degenerativa do músculo cardíaco, perda da visão e da audição, e problemas imunológicos. Por este motivo, os felinos não devem ser alimentados com ração para cachorro.

 

Quando é preciso fazer uso de suplementos alimentares?

De acordo com Pamela, as rações comerciais de boa qualidade são formuladas levando em consideração todas as necessidades nutricionais do pet, especialmente dos filhotes. Nestes casos, a suplementação só é indicada quando o médico-veterinário percebe alguma falha nutricional ou problema que possa ser corrigido com o aporte adicional de determinado nutriente. Já em casos dos animais que fazem uso da alimentação natural, é bem provável que o médico-veterinário responsável indique alguns suplementos que devem fazer parte da alimentação do pet.

“Os suplementos são auxiliares importantes na nutrição animal e contribuem de forma ativa para a saúde e um melhor desenvolvimento dos pets, mas é imprescindível que estes suplementos sejam receitados pelo médico-veterinário e que seja algo específico para o filhote, Caso contrário, pode não ter o efeito desejado ou até mesmo trazer alguns problemas”, finaliza.


Avert Saúde Animal
www.avertsaudeanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados