Pesquisar no Blog

sábado, 28 de janeiro de 2023

Ano novo, vida nova: como bater suas metas, sem deixar de lado seu bem-estar

Divulgação
Literare Books Internationa 
Mentor de alta performance executiva, que já orientou centenas de empresas e ajudou o time chileno

 

Colo Colo a não cair no rebaixamento, conta como o autocuidado pode ajudar a vencer desafios



Normalmente, no início de cada ano as pessoas estabelecem metas para ficarem saudáveis, incluindo malhar mais, comer melhor e ser mais ativo. As pessoas muitas vezes correm para esses objetivos com entusiasmo. Essa energia é excelente. No ambiente corporativo não é diferente, tendo em vista de definir metas em todos os sentidos da vida tem relação com a nossa saúde emocional.

Quando buscamos melhorar a nós mesmos, buscar melhorar a saúde emocional deve ser uma prioridade. Uma boa saúde emocional é tão importante quanto uma boa saúde física para o bem-estar e a alta performance de uma pessoa.

Mas como bater metas, sem deixar de lado o bem-estar? Tal como um atleta olímpico, que tem toda uma equipe que cuida dele por meio de alimentação adequada e treinamento mental para conseguir triunfar, o executivo também precisa desses cuidados e mais ainda, porque o atleta tem uma vida profissional de 30/ 35 anos, já os profissionais, em geral, têm de 60/ 65 anos, o dobro no aspecto de uma boa alimentação, preparação e recuperação.

“Passei os últimos anos trabalhando em estreita colaboração com líderes para incorporar o autocuidado em suas vidas profissionais - como um componente-chave de seu desempenho geral - para que uma expansão em sua função ou responsabilidades não ocorra às custas de sua saúde e bem-estar. O autocuidado não é mais um luxo; faz parte do trabalho”, explica Gabriel Lama, mentor de alta performance executiva, ex-atleta olímpico de judô e palestrante.

Segundo Lama, autor de dois livros nesse tema (“Torne-se imbatível” e “Do bem-estar à alta performance”), para lidar com as altas e crescentes demandas do mundo corporativo atual, com constante pressão para alcançar resultados, as quais tentamos responder da melhor maneira e idealmente sem sacrificar a saúde e a qualidade de vida, precisamos de ferramentas que nos permitam ser o mais eficazes possível, gerenciando de forma ideal o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para sentir-se plenamente satisfeito em ambos.

 

O segredo está nos “4 P’s”


Flexibilidade e perseverança são duas atitudes e competências muito úteis nas organizações hoje em dia e, como ex-judoca de alto nível, formador e treinador, Gabriel Lama criou um método inovador que se baseia em “4 P’s” de alta performance para alcançar sucesso e os resultados desejados. Este modelo contém informações resumidas das etapas fundamentais e progressivas, do início ao fim, que facilitam e garantem o processo de mudança e o desenvolvimento de habilidades para alcançar nossos objetivos. Resumidamente, os “4 P’s” são os seguintes: Ponto de quebra (tomar consciência e definir a meta a alcançar), Planejamento (passo a passo com apoio e flexibilidade), Prática (desenvolver o hábito) e Perseverar (disciplina e manter o fim em mente).

Por meio desse seu método, como treinador motivacional ele resgatou mentalmente o renomado time de futebol chileno Colo Colo na luta contra o rebaixamento em 2020, conseguindo mudanças no âmbito emocional muito substanciais a longo prazo. Hoje ele segue trabalhando individualmente com diversos jogadores do elenco.

Lama segue a reflexão do filósofo da administração Peter Drucker, que acena que a nossa primeira e principal missão como líderes é assumir o controle da nossa própria energia e, em seguida, ajudar a orquestrar a energia das pessoas ao nosso redor.

“Ao conectar-nos com nosso cuidado pessoal e estando atentos às pequenas ações que têm grande impacto em nosso bem-estar, nos sentiremos melhor, com vitalidade, disposição e força para enfrentar os desafios pessoais e/ou profissionais”, afirma Gabriel Lama. Para o mentor de alta performance executiva, ao alcançar esses desafios eles nos levarão a um estado emocional em que nos sentiremos imbatíveis. “E ser imbatível não significa que você será invencível ou que nunca sofrerá uma derrota. E sim, estar física, mental, emocional e espiritualmente preparado para superar cada desafio, saber cair humildemente e se levantar fortalecido, aprendendo com cada queda e seguir em frente com a motivação necessária para alcançar seus objetivos e metas”, completa.

Se este ano você quer alcançar suas metas a dica é se abastecer de conhecimento e motivação. A obras “Torne-se imbatível e “Do bem-estar à alta performance” são ideais para a leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados