Sustentabilidade, inovação, alta tecnologia e cocriação. Na era atual, tudo isso converge em uma velocidade exponencial. Uma combinação bombástica, que resulta em infinitas tendências. Trazer estratégias adequadas para o seu público, com base nesses movimentos, pode fazer a diferença na hora de potencializar uma venda e esse é o grande papel do marketing.
Pensando nisso e no contexto em que estamos
vivendo, pós-pandemia, e com relações bastante mediadas pelas redes, algumas
das possíveis tendências que irão ditar o cenário do marketing para 2023 são:
Live Commerce
Lembram das lives que ficaram famosas na pandemia?
Essa estratégia interativa ganhou força em 2020 e tem como principal
característica o fato de ser uma venda humanizada de forma on-line.
A prática começou a se destacar na China e, entre
2019 e 2020, apresentou um crescimento de 210%, movimentando cerca de US$157
bilhões em 2021. No Brasil, grandes marcas já apostaram nessa estratégia e hoje
incluem um campo para lives em seus aplicativos.
A ferramenta é ideal para alavancar as vendas e
interagir com o consumidor ao mesmo tempo. O vendedor responsável pela
transmissão pode promover serviços e produtos e fornecer um atendimento ao
vivo, online, aproveitando esse momento de proximidade com os compradores, para
uma conversão mais efetiva de vendas.
Desta forma, não é mais necessário ir até uma loja
física para contar com um fator tão importante quanto a interação com o
vendedor para tirar dúvidas em tempo real.]
Voice Commerce
O recurso de áudio surgiu como uma fonte poderosíssima
para os millennials. Essa geração utiliza do recurso para se conectar a
família, se manter informada e até aproveitar um tempo para si mesmos. O boom
da modalidade se deu com uma nova modalidade de comercialização que surgiu em
2021: o Clubhouse, um rede social só de áudios.
No marketing, 50% da efetividade de mídia é
direcionada pela qualidade criativa da publicidade. A partir dessa tendência de
comunicação por voz, surge essa estratégia. Um recurso de pesquisa por comando
de voz, que permite ao usuário fazer buscas e compras de produtos usando a
fala.
A britânica Juniper Research (empresa de pesquisa e
consultoria para mercados de tecnologia digital) estima que o segmento global
de voice commerce atingirá a marca de US$80 bilhões em 2023.
Com base nesses dados, é possível notar uma curva
crescente nessa tendência de vendas por voz. Mas, antes de concentrar esforços
do e-commerce nesse movimento, uma boa alternativa é sempre o teste.
Nesse sentido, a Mark Up possui uma solução
estratégica de comunicação por voz que já é utilizada com sucesso nas nossas
campanhas de incentivo e ações de comunicação, o Whatsound. Dessa forma é
possível trabalhar com comunicações personalizadas por região, por exemplo, o
que traz mais aderência do público em relação à mensagem.
Social Commerce
A pandemia nos trouxe, como um legado, a aceleração
da transformação digital que já estava em andamento. Como consequência, novos
canais de venda surgiram e vieram para ficar, como por exemplo o WhatsApp.
Só no Brasil, 60% da população (cerca de 120
milhões de usuários) utiliza o aplicativo, segundo levantamento da Neotrust,
empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro.
A ferramenta se mostrou extremamente eficaz
para os varejistas e criou um modelo de venda online onde mais de 8 milhões de
vendedores têm contas voltadas à comercialização de produtos.
Uma outra prova de que as vendas online vieram para
ficar é que o e-commerce brasileiro em 2021 registrou um faturamento recorde,
totalizando mais de R$160 bilhões (um crescimento de 26,9%) em relação a 2020
(Neotrust). Desta forma, é preciso definitivamente considerar as estratégias de
negócio nas empresas colocando em pauta o universo digital.
Cada uma das tendências citadas acima tem suas particularidades para atingir o público-alvo que a empresa necessita. Contudo, elas convergem em um ponto muito importante: trazer proximidade ao consumidor, fazer com que ele se sinta parte, com que ele tenha seus desejos atendidos de uma maneira totalmente ou quase totalmente personalizada. E isso tudo com toda a comodidade que só a tecnologia tem o poder de nos trazer.
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