De acordo com Éber Feltrim, CEO da SIS
Consultoria, atrair, atender, fidelizar e rentabilizar pacientes são quatro
passos fundamentais para o crescimento de uma clínica ou hospital
Qualquer empreendimento tem o objetivo de se
destacar em meio às várias opções disponíveis aos consumidores, e com as
clínicas médicas e hospitais não é diferente.
O conceito AAFR (atrair, atender, fidelizar e
rentabilizar), por exemplo, mostra quatro etapas fundamentais para que um
gestor ou médico empreendedor possa elaborar estratégias e planos de ação
eficientes. Assim, é possível se destacar da concorrência, reunir mais recursos
financeiros e melhorar a experiência dos pacientes.
De acordo com Éber Feltrim, especialista e
consultor de negócios e CEO da SIS Consultoria, a melhor maneira de atrair
pacientes para uma clínica é conhecê-los, entender suas necessidades e
apresentar as soluções disponíveis para aquele problema. “Vale lembrar que a
venda, principalmente de serviços, acontece após um relacionamento de confiança
ser estabelecido, por exemplo, entre paciente e clínica. Portanto, use as redes
sociais e estratégias de marketing para criar conexões com potenciais
clientes”, relata.
Segundo Feltrim, a área da saúde, geralmente,
trabalha com demanda negativa. “Poucas pessoas acordam e se sentem animadas em
ir ao médico, dentista ou hospital. O bom atendimento, muitas vezes, é o que
fará a diferença nesta demanda negativa, auxiliará na resolução de queixas,
além de acolher os clientes, respeitando suas ansiedades, medos e desejos”,
declara.
Para fidelizar esses pacientes, além do bom
atendimento, a atenção para desenvolver um relacionamento é fundamental.
“Quando o paciente é chamado pelo nome, é reconhecido e tratado com respeito,
sendo conquistado cada vez mais e nesse aspecto a fidelidade é algo que vem
naturalmente. Invista em um bom CRM (Customer Relationship Management) para
gerenciar o relacionamento entre equipe e clientes, entendendo que cada
paciente é único dentro do seu negócio”, revela o especialista.
Essa fidelidade, consequentemente, irá trazer um
maior faturamento para clínicas e hospitais. “Além de ser um retorno garantido,
clientes fiéis são uma das principais fontes de indicação e recomendação de um
serviço ou estabelecimento. Quando alguém comentar uma necessidade que é
atendida nessa unidade médica, por exemplo, o cliente que desenvolveu um
relacionamento, na maioria dos casos, irá fazer uma indicação”, pontua Feltrim.
Para o CEO da SIS
Consultoria, quando o conceito de AAFR não é aplicado, a gestão não está
enxergando o consultório, clínica ou hospital como um negócio. “É preciso ver
um empreendimento, de fato, como um investimento. Planejar e estruturar todas
as formas de contato com os pacientes, visando uma melhor relação, é
fundamental. Como dito anteriormente, quando fidelizamos pacientes, o lucro e o
crescimento aparecem naturalmente”, pontua.
De acordo com o consultor em negócios na área da saúde, buscar auxílio com uma empresa terceirizada pode ser um bom movimento para gestores que não conseguem ver os resultados esperados. “Tudo precisa ser muito bem planejado, mas uma empresa especializada e profissional no assunto trará o caminho a ser trilhado de forma simplificada e, com a participação ativa de ambas as partes, será possível alcançar grandes resultados”, finaliza.
Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria de Negócios
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria
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