Professores do UniCuritiba dão dicas e alertam: data com forte apelo comercial pode ser armadilha para consumidores que não sabem organizar as finanças
A Black Friday – segunda principal data comercial no Brasil, atrás do Natal – terá um componente novo neste ano: a Copa do Mundo. Para os especialistas, a coincidência no calendário deve impulsionar as vendas e a estimativa é de que 13,9% dos brasileiros comprem pelo menos um item relacionado aos jogos durante a liquidação, marcada para o dia 25 de novembro.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos revela que 71% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2022, uma alta de 16 pontos percentuais em relação a 2021. Só o e-commerce deve movimentar R$ 6 bilhões em negócios.
A questão é: como controlar os impulsos consumistas,
evitar o endividamento e não cair em armadilhas de falsos descontos?
O consultor em vendas e marketing digital, Sérgio Czajkowski Junior, explica que as pessoas, mesmo de forma irracional, buscam permanentemente maximizar seus resultados – e esse é um dos motivos pelos quais são atraídas pelas liquidações. “Quando as lojas oferecem algo que, aos olhos do cliente, é excessivamente bom, a chance de ele concretizar a compra é muito maior”, diz o professor de Gestão e Marketing do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação.
Na avaliação do especialista, o problema não está exatamente na compra por impulso. O ponto de atenção é a falta de recursos para arcar com as novas aquisições ou o chamado remorso pós-compra, quando o cliente se sente atraído, fecha o negócio e depois percebe que o produto não era necessário.
Seja qual for o caso, a solução é o planejamento financeiro. “Para não ceder às compras por impulso, cair em armadilhas ou ficar suscetível em datas como a Black Friday, o ideal é que o consumidor destine uma verba, um percentual específico da renda, para as compras em grandes liquidações. Isso, é claro, se os preços e condições de pagamento forem vantajosos e o orçamento doméstico permitir”, ensina Sérgio.
Direito do consumidor
Conhecer os
direitos do consumidor ajuda na hora das compras. O doutor em Direito Econômico
e professor do programa de Mestrado e Doutorado do UniCuritiba, Sandro Mansur
Gibran, lembra que existem diferenças nas regras do e-commerce.
A principal delas
é o direito de arrependimento para compras feitas pela internet. A medida
garante ao cliente a possibilidade de devolver a mercadoria no prazo de até
sete dias a partir da data do recebimento. “Nesta situação, o cliente precisa
comunicar o vendedor e fazer a devolução, sem custo, dentro do prazo definido
pela lei.”
Já nas compras em lojas físicas, onde o cliente tem acesso ao produto antes da aquisição, a regra não é válida. “Se o cliente viu ou testou a mercadoria, não pode mais alegar desconhecimento ou insatisfação com a qualidade, por exemplo.”
Outra diferença é no preço dos produtos. Nas lojas físicas o
valor tende a ser maior do que no e-commerce. De acordo com o professor, isso
ocorre porque as despesas para manter um ponto de venda presencial, como
aluguel e salários, são bem maiores do que nas plataformas online.
Não
caia em cilada
Para fazer boas
compras na Black Friday, Sandro Gibran recomenda muita pesquisa. Isso evita que
o consumidor adquira produtos com preços superfaturados e descontos enganosos.
“Antes mesmo de a Black Friday começar é importante verificar os preços do
produto desejado e, depois, comparar se o desconto oferecido é efetivo. Sem
isso, o consumidor corre o risco de se deixar levar pela empolgação, sem uma
real vantagem.”
O especialista em
Marketing, Sérgio Czajkowski
Junior, explica que o comportamento do consumidor é dividido em duas grandes
modalidades: compras de baixo envolvimento emocional – aquelas feitas para
suprir necessidades básicas, como a alimentação – e compras de alto
envolvimento emocional, como um vestido de formatura ou uma joia, por exemplo.
“As necessidades fictícias tendem a surgir com mais intensidade quando há um
vínculo simbólico maior, favorecendo o consumo por impulso.”
Outro problema das
compras por ansiedade, capricho ou modismo é o impacto ambiental, complementa o
professor Sandro. “Os nossos hábitos de consumo têm reflexos que vão além do
financeiro. Será que o produto que tenho realmente não atende as minhas expectativas?
É mesmo necessário trocá-lo? Reconheço os efeitos das baterias de celular no
meio ambiente e o prejuízo do entulho eletrônico ao planeta?”
Endividamento
Se depois de muita
pesquisa, reflexão e autoanálise, a compra for uma real necessidade, a dica é
utilizar parte do 13º salário para este fim. Isso, é claro, se as contas
estiverem em dia.
“Melhor do que
usar o 13º para novas compras é pagar dívidas em atraso. A primeira providência
é quitar os parcelamentos do cartão de crédito e o cheque especial, já que as
taxas de juros costumam ser altas”, ensina o doutor em Direito Econômico. O
professor dá outra sugestão: “A antecipação de pagamentos também pode ser vantajosa,
já que normalmente o consumidor tem descontos nessas circunstâncias”.
Para o doutorando
em Administração, professor Sérgio Czajkowski Junior, outra estratégia interessante é reservar
parte do 13º para as despesas do início do ano, como material escolar, IPVA,
IPTU e outros impostos. “Se no pagamento em parcela única, à vista, o
contribuinte tiver desconto, melhor ainda.”
UniCuritiba
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