A Black Friday 2022 vem aí e
saber se comunicar de forma eficaz com os clientes é a premissa no processo de
vendas. Conhecer detalhadamente seu produto ou serviço não são decisivos para
convencer, por isso para ter sucesso e conseguir fidelizar seu cliente, a
comunicação precisa ser clara, organizada e estratégica. Freepik
Segundo Fernanda de Morais, fonoaudióloga referência em comunicação e oratória, uma ação da Black Friday planejada, organizada e que não tem uma comunicação no mesmo nível pode ser um “tiro no pé”. Um produto/serviço fantástico apresentado por um vendedor “mediano”, que fala para “dentro”, que é confuso e se perde na hora de falar, que é agressivo demais e intimida o cliente, que traz argumentos fracos durante a venda ou que fala “pelos cotovelos” pode desvalorizar o seu produto/serviço dificultando assim as vendas.
A boa comunicação em vendas pode:
- Ajudá-lo a construir melhores relacionamentos;
- A aumentar sua carteira de clientes;
- A superar suas metas e
- A ter notoriedade em sua equipe.
Tudo começa pelo planejamento! Escreva um discurso básico de vendas de acordo com seu objetivo e cliente. Por exemplo, se você vende o produto “A” para adultos de 30 a 35 anos, você vai pensar no tipo de problema que esse cliente tem e o que você vai solucionar com seu produto/serviço. “Escolha argumentos fortes, traga valor contando uma história e trazendo um dado (pesquisa, estatística) e finalize motivando-o a adquiri-lo. Você não precisa decorar, mas pode usá-lo como base para apresentar para outros clientes. Seja estratégico!”, ressalta a especialista.
O pós-venda eficiente é um
dos passos mais importantes para fidelizar um cliente e captar novos, pois a
recomendação parte desse momento crucial. É uma oportunidade de criar laços com
este cliente e para isso a comunicação precisa ser empática para tê-lo por
perto e cativá-lo!
Lembre-se de:
- Prometer o que puder ser
realmente cumprido.
- Resolver o problema que
ele tiver com afinco.
- Ter foco no cliente e não
nas vendas que ele pode te proporcionar.
Sabe aquela história de fazer o seu melhor! Cultive o relacionamento com o cliente, como se fosse um novo amigo. Não adianta vender e desaparecer! Se importe de verdade e demonstre isso em suas abordagens.
Para finalizar,
Fernanda de Morais compartilha 5 conselhos para se comunicar melhor
com o cliente:
1. Use
expressões positivas
É comum falarmos algumas
expressões como: “Desculpe te incomodar, mas você precisa de ajuda?” ou “Você
não quer ver esse outro produto?”. Essas expressões empobrecem o discurso de
vendas e reduzem a assertividade na comunicação.
Mude para: “Você precisa de ajuda?”
ou “Você quer ver esse outro produto?”. Assim, certamente você aumentará a
chance de ser ouvido.
2. Use a Linguagem corporal
com propósito
Use uma linguagem corporal
positiva e que reforce seus argumentos, como: o sorriso no momento certo
(quando cumprimenta, se coloca à disposição ou durante algo leve e
descontraído), gestos com as mãos durante as ideias importantes – seu cliente
irá adorar conversar com você, acenos com a cabeça (quando escutar, acene com a
cabeça como se dissesse “sim” para reforçar e concordar com o cliente) e
mantenha o contato visual – nada substitui o olho no olho durante o processo de
vendas, por isso, não fique olhando para o céu ou para o chão durante sua
venda.
3. Escute ativamente
Se o vendedor tem o hábito
de ouvir já pensando na resposta que irá compartilhar ao cliente, você não está
escutando ativamente. Quando faz isso perde informações importantes! Por isso,
concentre-se no assunto e valorize cada história dita.
4. Faça perguntas
estratégicas
Segundo estudos, os melhores
vendedores são excelentes em fazer perguntas e os que incluem perguntas
inteligentes tendem a fechar mais negócios, mas não são aquelas perguntas
fechadas, em que as respostas são: “sim” ou “não” somente, que em excesso pode
até dar a impressão de estar fazendo um interrogatório.
Inclua perguntas abertas (O
que? Como? Quando? De que forma?) para sondar as necessidades e aproveitar um
comentário ou ideia do cliente para usar em seu argumento e assim conduzir com
muito mais eficácia.
5. Adaptar seu discurso de
vendas
A maioria dos vendedores
comete o erro de apenas descrever os produtos e serviços do jeito que faz mais
sentido para eles. Por esse motivo, saber quem é o cliente, o que ele conhece e
o que realmente ele está procurando poderá mudar completamente o discurso de
vendas.
Fernanda de Morais
- Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras. Fonoaudióloga Mestre e
Especialista
Instagram:
@fe.demorais
Nenhum comentário:
Postar um comentário