Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Novembro Roxo: especialista alerta sobre importância do pré-natal para evitar casos de prematuridade

No Brasil, 12,4% dos bebês nascidos vivos são prematuros. Cuidados durante a gestação, como os exames de pré-natal, podem mudar o cenário

 

Prematuro é o bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação. A chamada prematuridade é considerada a principal causa de morte em recém-nascidos, além de oferecer maior risco de internações em UTI, e de que a criança desenvolva problemas de saúde como asma e alergias. No mundo, todos os anos, cerca de 1 milhão de bebês perdem a vida nos primeiros dias, e 15 milhões de crianças nascem antes do tempo. 

Para a pediatra e neonatologista do Hospital IGESP, Patricia Terrivel, o alerta principal é em relação à necessidade de as gestantes realizarem o pré-natal de forma adequada, 

“O pré-natal deve acontecer desde o momento em que essa mulher descobre que está grávida. É importante que busque um médico que a acompanhe durante toda a gestação, para garantir boas condições de saúde para mãe e bebê”, afirma a médica. 

“Só com os exames adequados é possível identificar doenças como hipertensão arterial, diabetes e sífilis, além de detectar malformações no feto”, acrescenta a especialista do Hospital IGESP. 

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF,) falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores da prematuridade no Brasil. Segundo dados divulgados pela Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, só em 2019, o país notificou 300 mil nascimentos prematuros, e o 10º lugar no ranking mundial de prematuridade. 

“É importante conscientizar sobre a importância do pré-natal precoce, que promova o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna. Neste mês, queremos chamar a atenção para este aspecto em especial, e mostrar que com os cuidados adequados, mãe e bebê podem ter um parto saudável, e claro, uma vida com menos preocupações em relação a doenças e males que possam aparecer em decorrência da prematuridade”, conclui a neonatologista Patricia Terrivel.

 

Importante saber

O pré-natal inclui desde a análise do histórico do paciente em conversa com o médico (anamnese), até a realização dos exames físico, laboratoriais e de imagem, que devem ser solicitados no acolhimento da mulher no serviço de saúde, logo após o diagnóstico de gravidez.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que sejam realizadas no mínimo seis consultas, sendo a primeira no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam feitas consultas mensais.

Para o período entre a 34ª e a 38ª semanas, a indicação é de uma consulta a cada duas semanas e, a partir da 38ª semana, consultas semanais até o dia do parto.


Campanha Novembro Roxo

Dezenas de países realizam a campanha “Novembro Roxo”, que promove atividades de conscientização sobre a prematuridade durante o mês. O tema global deste ano é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

O Novembro Roxo surgiu em Roma, na Itália, por meio da Fundação Europeia para o Cuidado do Recém-nascido e da ONG Prematuridade.

O dia 17 de novembro foi escolhido porque na data, um dos criadores da Fundação se tornou pai de uma menina, em 17 de novembro de 2008. Anos antes, ele havia perdido filhos trigêmeos, que nasceram prematuros. No mesmo ano, a March of Dimes, organização norte-americana para prematuros e recém-nascidos, lançou o Dia da Consciência para a Prematuridade nos EUA, também no dia 17 de novembro.

No Brasil, a data passou a existir em novembro de 2014, com a criação da ONG Prematuridade


Hospital IGESP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados