Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Alimentação inadequada pode gerar inflamação silenciosa, afirma médico nutrólogo Matheus Azevedo

Sintomas como baixa energia, olheiras ou pele acneica podem indicar que há uma inflamação silenciosa acontecendo no organismo; médico nutrólogo Matheus Azevedo aponta sinais de inflamação, cita hábitos que podem ser os causadores e dá orientações para reverter o quadro


Um relatório elaborado por pesquisadores da Universidade de Harvard e lançado recentemente pela Harvard Health Publishing mostrou que a inflamação tem sido um problema recorrente encontrado nos exames clínicos. Costumamos associar inflamações a agentes externos, como vírus, bactérias ou fungos, mas o estudo aponta uma outra causa para a alta dessa reação metabólica, responsável pela maior incidência de câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2, entre outros: o estilo de vida inadequado que desencadeia uma inflamação silenciosa. 

“Primeiro temos que entender que a inflamação atua como um mecanismo de defesa e os sinais e sintomas são nosso corpo avisando que algo não está bem. Isso não quer dizer que todas as pessoas vão ter os mesmos sintomas. Em cada pessoa, a inflamação vai se manifestar de uma forma diferente”, esclarece o médico nutrólogo Matheus Azevedo. 

São variados os alertas que podem indicar que a pessoa está com o corpo inflamado, dentre os sintomas estão: 

-Baixa energia 

-Alterações na urina 

-Intestino desregulado ou constipado 

-Olheiras 

-Pele acneica 

os sintomas podem surgir a partir de um estilo de vida que envolve má alimentação, estresse excessivo, ansiedade, sono inadequado e sedentarismo, por exemplo. 

“Há um conjunto de fatores que acabam estressando e inflamando o corpo e isso pode se manifestar de diferentes formas, como uma urina escura em quem não tem ingestão hídrica adequada ou quando há uma ingestão excessiva de alimentos inflamatórios, como açúcar refinado e farinha branca, que podem causar a sobrecarga do rim e alterações na urina”, exemplifica o médico nutrólogo Matheus Azevedo. 

O abuso de alimentos com excesso de açúcar ou gordura também pode afetar o intestino, de acordo com o nutrólogo, que lembra que o órgão é considerado o nosso segundo cérebro. 

“Hoje a gente sabe que 90% da serotonina é produzida no intestino. A partir do momento em que a pessoa tem um intestino desregulado, excesso de constipação ou alteração nas fezes, é porque há uma má absorção de nutrientes”, acrescenta, afirmando que já há inclusive estudos que confirmam a relação entre o funcionamento do intestino e transtornos de humor. 

Outro exemplo comum de inflamação mencionado pelo médico é o da pele muito oleosa. “São vários fatores que acabam desencadeando esse processo inflamatório no corpo e causando sintomas, como no caso da pele muito acneica e sebosa, que pode estar relacionada tanto a um desequilíbrio hormonal quanto à má alimentação, ao sedentarismo, ao estresse excessivo, à falta de sono. Tudo isso influencia processos inflamatórios na pele”, explica. E para evitar que esse tipo de reação seja deflagrada, o médico afirma que não existe bala de prata: é necessário mudar de estilo de vida, aliando uma boa alimentação a outros hábitos saudáveis. 

“Não adianta só começar a consumir determinados alimentos. Tem que adotar uma atividade física, ter uma regulação de sono e da ansiedade e eliminar o tabagismo, que é altamente inflamatório”, elenca. “E além de trazer para o prato o número adequado de calorias, com o aporte correto de proteínas, gorduras e carboidratos - que varia de acordo com as necessidades de cada um -, é importante também evitar os alimentos inflamatórios, que são aqueles ricos em açúcar, industrializados, embutidos, ricos em glúten, álcool em excesso.” Para ajudar nesse detox do corpo, o especialista recomenda simplesmente comida de verdade: verduras, vegetais, frutas e proteínas, seja carne branca ou vermelha. “É comer comida de verdade; evitar fast foods e a comida industrializada, que são o grande mal hoje”, sublinha.



Dr. Matheus Azevedo
https://www.instagram.com/drmatheussazevedo
https://drmatheusazevedo.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados