Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Emissão destaca a importância das vacinas para a saúde pública brasileira

Os Correios lançaram, nessa terça-feira (22), o bloco Especial "Vacinas". A emissão filatélica celebra em 6 selos a importância histórica das vacinas, principalmente ao Brasil, que foi pioneiro na aplicação desse recurso imunobiológico em seu sistema de saúde pública.    

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição parceira dos Correios nesta emissão, as vacinas estão em primeiro lugar entre as dez maiores conquistas em saúde pública do século 20. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também estima que a vacinação seja responsável por evitar cerca de 2,5 milhões de mortes por ano, valor que poderia ser ainda maior se as taxas de coberturas vacinais mundiais fossem atingidas.     

Além de incentivar a vacinação da população brasileira, os selos especiais resgatam passagens importantes sobre a evolução científica e da cobertura vacinal no país, que é referência mundial em imunização pública. Uma das estampas destaca a figura de Edward Jenner, desenvolvedor da vacina contra varíola, no século 19. Sua contribuição inovadora é reconhecida em todo o mundo e culminou na erradicação da doença, declarada pela OMS em 1980. Seu trabalho foi a base da imunologia moderna.    

O Programa Nacional de Imunizações brasileiro (PNI), que em 2023 completa 50 anos de combate e proteção da população contra doenças infecciosas, também é lembrado pela emissão. Assim como a caderneta de vacinação, um dos documentos mais importantes para a saúde pública, que apresenta um conjunto de orientações e vacinas específicas cada faixa etária.     

As campanhas de vacinação para erradicação da varíola iniciadas nos anos 60 do século passado e o direito de todos os indivíduos de terem acesso saúde, incluindo a vacinação, são outros grandes marcos registrados no bloco de selos. Por fim, o pioneirismo do Brasil por implementar estratégias de vacinação em massa contra a poliomielite e a multivacinação, considerada modelo pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), também é destaque na emissão.    

A OMS afirma que a pandemia da covid-19 reduziu as coberturas vacinais para o menor patamar dos últimos 30 anos, influenciada por diferentes questões como o crescimento da desinformação, conflitos armados, dentre outros, o que impacta no acesso à imunização. A gestão da saúde tem o desafio de intensificar os esforços para a retomada de altas coberturas vacinais, combater a desinformação e aumentar a confiança nas vacinas.  

 


O bloco – Com arte de Alan Magalhães, os selos da emissão especial estão aplicados sobre as cores da bandeira nacional. O primeiro selo está enfocando o médico Edward Jenner, pioneiro no conceito de vacina, inoculando uma criança. O segundo selo tem ilustrações de vários frascos, ampolas, seringa, representando as diversas vacinas disponíveis no PNI. O selo da segunda fileira mostra a Caderneta de Vacinação de meninas e meninos, o calendário de vacinação infantil, e uma mãe erguendo o seu bebê. Ao lado, uma família admirando as mãos em luvas que preparam uma seringa para a vacinação. Na última fileira, o selo da esquerda ilustra uma imunização feita com uma pistola, similar a utilizada na época, e um casal de idosos que remetem a população que se beneficiou com os efeitos da vacina no combate e erradicação da varíola. E por último, a estampa da vacinação contra a poliomielite, com uma criança recebendo a gotinha das mãos de um profissional de saúde, e dois jovens também beneficiados por campanhas de vacinação anteriores. A técnica usada foi computação gráfica.    

A tiragem é 14 mil blocos ao valor de R$ 14,10 cada bloco com os 6 selos. O exemplar de cada estampa tem o valor de 1º Porte da Carta (R$ 2,35). A emissão já está disponível para venda na loja virtual e, em breve, estará nas principais agências do País.    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados