Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Dados históricos dão dicas sobre quando esperar um gol nos próximos jogos do Brasil

Para os aficionados por futebol, a emoção de ver a seleção entrando em jogo foge de qualquer explicação racional. Mas a análise de dados históricos do desempenho em campo pode oferecer uma visão mais fria e acalmar a ansiedade dos torcedores.  Pensando nisso, o SAS, líder em analytics, com sua equipe de cientistas de dados, se debruçou sobre os números nas últimas cinco edições da Copa, de 2002 a 2018, para captar insights e curiosidades. Os dados foram visualizados com a ajuda do SAS Visual Analytics.

Entre as curiosidades encontradas no estudo está o fato de que 39,3% dos gols marcados pelo Brasil nas últimas cinco competições mundiais foram feitos entre os minutos 41 a 50 e 81 a 90. Lembrando que, neste campeonato, ao contrário do que acontece nas competições locais, o tempo é contado de forma contínua do início ao final do jogo. Ou seja, se levarmos em conta o histórico, os torcedores devem ficar atentos ao final do primeiro tempo, além de início e final do segundo tempo, pois há maior probabilidade de gol. 

Por outro lado, 37% dos gols sofridos pela seleção verde e amarela aconteceram entre os minutos 21 a 40, ou seja, o miolo do primeiro tempo é o momento do jogo no qual os adversários marcaram mais gols contra o Brasil e os telespectadores também precisam estar atentos. É importante, porém, destacar um fato: esse porcentual foi bastante comprometido pelo jogo do Brasil contra a Alemanha, na final do campeonato de 2014, quando a seleção sofreu quatro gols nesse intervalo de tempo – quase metade do total de gols tomados nesse período do jogo. 

Gráfico: SAS Visual Analytics

Outro dado curioso é que em 67% dos jogos em Copa desde 2002, a seleção brasileira saiu na frente do adversário e fez o primeiro gol, como aconteceu na partida entre Brasil e Sérvia, realizada ontem (quinta-feira). O percentual é bem superior aos apresentados pelos demais países que disputam a primeira fase do torneio com o Brasil: Camarões fez um primeiro gol em apenas 11% das partidas, enquanto a Sérvia em 33% e a Suíça em 40%. Segundo os dados, o torcedor pode ficar otimista com a probabilidade de o Brasil abrir o placar também nos próximos jogos. 

No entanto, os dados mostram também que nem sempre quem dá início aos gols vence a partida. O país que mais faz o primeiro gol do jogo é a Turquia - isso   ocorre em 86% das partidas que joga, porém a seleção turca ganhou apenas 57% das partidas que participou.

Os dados analisados pelo SAS apontam alguns padrões da seleção nas últimas cinco edições do campeonato, mas para saber se a tendência permanecerá a mesma em 2022, os torcedores terão que ficar de olho nos jogos. Em sua página no Instagram, o SAS está fazendo uma série de enquetes para que os torcedores testem seus conhecimentos sobre estatísticas do histórico de atuação do Brasil. 


SAS
www.sas.com/br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados