Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Black Friday: pesquisa encomendada pela Samsung mostra 62% dos brasileiros interessados em adquirir produtos eletrônicos nesta data

Imagem meramente ilustrativa
45% dos entrevistados buscarão por smartphones na Black Friday, considerando a conexão 5G como o segundo atributo mais importante na decisão de compra; 40% pretendem comprar TVs, considerando qualidade de tela e definição de imagem 


Nesta Black Friday 2022, 63% dos brasileiros pretendem comprar algum produto, segundo pesquisa da MindMiners encomendada pela Samsung. Para observar melhor o comportamento do consumidor e a jornada de intenção de compra no período de descontos, foram entrevistados 700 brasileiros entre os dias 22 e 29 de setembro. O estudo mostra ainda que mais de um terço dos entrevistados pretende gastar mais do que em 2021, com um planejamento de compras de pelo menos duas semanas de antecedência.


Eletrônicos lideram a intenção de compra 

Os produtos eletrônicos são os primeiros da lista de compras dos brasileiros para esta Black Friday. Entre os entrevistados, 62% pretendem comprar produtos desta categoria e, desses, 77% são do gênero masculino. 

Smartphones e TVs são os produtos de maior interesse, com 45% e 40% das intenções de compra, respectivamente, seguidos por notebooks (34%), refrigeradores (20%), smartwatches (20%) e tablets (19%). Os interessados em adquirir um smartphone, além de levar em conta a qualidade do produto, estão considerando a conexão 5G como segundo fator mais relevante (14%). 

Ainda segundo a pesquisa, a Samsung é a marca preferida para cinco dos seis dispositivos eletrônicos pesquisados: smartphones, TVs, notebooks, tablets e fones sem fio. O levantamento destaca também que o consumidor está mais aberto a novos dispositivos, o que pode colaborar na venda de produtos que integram um ecossistema. 

A conectividade dos produtos é um fator que 83% dos entrevistados veem como importante. Isso significa que, além do forte interesse pelos principais dispositivos da época, como smartphones, TVs e notebooks, e a forte intersecção do desejo por relógios inteligentes, tablets e fones, também se destaca o desejo por smart speakers e fones de ouvido sem fio. 

As categorias que completam o ranking são roupas e acessórios (48%) e eletrodomésticos (46%), sendo que mulheres representam 51% do público interessado nesta última categoria. 

Entre os fatores que podem contribuir para a conclusão de compra, 59% consideram os preços dos produtos e 52% os descontos oferecidos, tendo particular importância para as mulheres o tempo de entrega e a possibilidade de cashback (32%). 


Consumidores se planejam para comprar 

Sabendo que muitos consumidores se preparam com antecedência para conseguir os melhores descontos em suas compras, o levantamento aponta que 35% dos brasileiros começam a se planejar com mais de 15 dias de antecedência, entre o fim de outubro e início de novembro. Entre os demais entrevistados, 28% se planejam com até 15 dias de antecedência, 20% com uma semana e 19% não tem um planejamento prévio. 

A pesquisa traz também outros dados importantes com relação à jornada de compra do consumidor. Segundo o material, 46% dos entrevistados já se prepararam para comprar na Black Friday de 2021 e pretendem fazer o mesmo este ano. 

Desses, 60% são consumidores da classe A. Com relação a valores, 40% dos entrevistados têm a intenção de gastar um valor semelhante ao do último ano, enquanto 36% pretendem gastar mais. Desses, 57% são da classe A e 48% têm mais de 45 anos. 

Apesar de a compra online se mostrar uma preferência em comum entre todos os entrevistados (65%), três grupos de consumidores ainda mostram interesse em comprar também em lojas físicas: mulheres, pessoas com mais de 45 anos e consumidores da classe C. A pesquisa mostrou essa preferência em 35% dos entrevistados, com destaque para os públicos mencionados acima. 

Também são realizadas pesquisas prévias sobre preços e produtos específicos entre 80% dos consumidores, que buscam avaliar valores, produtos e marcas antes da Black Friday. Desses, 50% pesquisam em plataformas digitais.

 

Samsung lançou um site especial para a Black Friday de 2022. Para participar, basta acessar o site http://www.samsung.com.br/blackfriday e se cadastrar indicando as categorias de produtos de seu interesse.Os clientes cadastrados receberão e-mails com ofertas e preços promocionais das categorias de produtos selecionadas que forem liberadas ao longo do mês. Para mais informações sobre a Black Friday da Samsung, acesse a Loja Virtual, se cadastre no site especial da Black Friday Samsung 2022 e não perca as principais novidades da marca em Samsung Newsroom Brasil.


Samsung Electronics Co. Ltd.
https://news.samsung.com/br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados