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segunda-feira, 21 de novembro de 2022

7 passos para criar uma cultura de aprendizagem em sua empresa

 A construção de uma cultura corporativa que favoreça o aprendizado e o desenvolvimento constantes de cada colaborador e do time como um todo depende de diversos fatores externos e internos. Veja quais são eles e como endereçá-los da melhor maneira dentro da organização


O que faz uma empresa crescer e obter sucesso em níveis muito maiores do que seus concorrentes? Muitos teóricos da administração moderna apontam a sede por novos conhecimentos e inovação, além de uma busca incondicional pelo desenvolvimento técnico e comportamental de seu capital humano, como a chave dessa equação.

 

Na base desse raciocínio está a compreensão de que a evolução do negócio está diretamente ligada à evolução das lideranças e colaboradores. Pode-se dizer que esta seria uma versão levemente atualizada do chamado de Steve Jobs, "stay hungry, stay foolish".

 

Mas seria mais preciso apontar, dentro do contexto atual, que o caminho essencial para que as organizações alcancem esse estado contínuo e sustentável de desenvolvimento reside na construção de uma cultura de aprendizagem forte e amplamente acessível a todo o time.

 

Como fazer isso talvez seja o maior desafio que as equipes de RH e T&D estejam enfrentando neste exato momento dentro das empresas, que, a depender do segmento de atuação, estão enfrentando inúmeras transformações em suas demandas externas e internas e tendo de lidar com um ambiente de negócios cada vez mais volátil e instável.

 

Ainda assim, diante deste cenário de aparente caos, é possível encontrar muitas iniciativas de grande impacto humano e altíssimo nível de retorno junto às organizações, algo que a GoodHabitz, principal plataforma digital de aprendizagem online em nível global, gosta de colecionar e compartilhar.

 

A seguir você encontra algumas dessas histórias, desafios e caminhos colecionados que, na prática, servem como o estabelecimento de 7 passos para a criação de uma cultura de aprendizagem forte e sustentável nas empresas.

 

1. O conhecimento deve estar acessível a qualquer tempo, em qualquer lugar.

No contexto em que vivemos, em que as chamadas "novas formas de trabalhar" vieram para ficar, é preciso fazer do acesso ao conhecimento, cursos e aulas, uma constante. Isso significa oferecer soluções de desenvolvimento pessoal multiformato, diretamente na palma da mão dos funcionários, via plataforma mobile. É o que faz a companhia aérea KLM, por exemplo, que oferece acesso à biblioteca de conteúdos a todos os colaboradores via plataforma GoodHabitz.

 

2. Conexão com as competências essenciais para o futuro do trabalho.

O que sabemos hoje simplesmente não é o suficiente para nos levar ao caminho do sucesso nos próximos anos, muito menos nas próximas décadas. Ter essa consciência é fundamental. Por isso, é necessário focar nas chamadas "soft skills" e identificar com precisão quais são as habilidades e competências comportamentais que farão a diferença no negócio daqui em diante.

 

3. Aposte em treinamentos com estilos e "pegadas" diferentes.

Pessoas diferentes aprendem de jeitos diferentes. Não adianta oferecer exatamente o mesmo tipo e estilo de treinamento para todos da organização. Apostar na diversidade de formatos é essencial para tornar o treinamento muito mais acessível e impactante em nível organizacional, visando todos os tipos de públicos e níveis hierárquicos. E isso é comprovado pela experiência do time multidisciplinar da GoodHabitz, que atualmente oferece 25 estilos diferentes de treinamentos.

 

4. Atenção para a diversidade.

Toda organização que visa competir em nível global certamente já tem um olhar bastante atento para a questão da diversidade. E a oferta de treinamentos da companhia deve refletir essa preocupação. Assim, é aconselhável que os conteúdos apresentados tenham sido construídos levando em conta a diversidade cultural e até "linguística" dos times de trabalho.

 

5. Aja para criar motivação e engajamento intrínsecos.

Não, não estamos falando de palestras motivacionais. Mas de entender como o ser humano funciona e que todo mundo pode usar um empurrãozinho a mais quando o assunto é motivação e engajamento. Desde que os fatores levados em conta sejam intrínsecos, não externos. Em sua plataforma, a GoodHabitz oferece uma experiência desenhada para que cada pessoa possa acompanhar a sua evolução e esteja sempre pronta para dar o próximo passo nessa "esteira evolutiva". Além disso, quem precisa de uma ajuda inicial pode fazer um autoteste (GoodScan) para ajudar a definir o primeiro passo/curso desta jornada.

 

6. Atenção para os três níveis essenciais do desenvolvimento corporativo.

O cotidiano organizacional pode ser bastante demandante e, por isso, é importante contar com uma solução de treinamento robusta, flexível e completa. Isso significa que a experiência de aprendizagem deve estar conectada com três níveis essenciais para que a cultura de aprendizagem seja de fato implementada: desenvolvimento Individual, do Time e Organizacional. A metodologia ITO, da GoodHabitz, se conecta justamente a essa diretriz, lançando mão de um verdadeiro arsenal de ferramentas para colocar tudo isso em prática.

 

7. ROI 100% seguro e garantido.

Até outro dia, o tema "Retorno de Investimento em T&D" era um verdadeiro arcabouço de dúvidas e incertezas. Esses dias são passado. Isso porque, com uma plataforma digital de desenvolvimento organizacional, cada ação pode ser parametrizada, cada KPI é facilmente monitorado e a evolução do capital humano e, consequentemente, do negócio fica visivelmente mais fácil de acompanhar.


GoodHabitz

https://www.goodhabitz.com/pt-br/


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