A construção de uma cultura corporativa que favoreça o aprendizado e o desenvolvimento constantes de cada colaborador e do time como um todo depende de diversos fatores externos e internos. Veja quais são eles e como endereçá-los da melhor maneira dentro da organização
O que faz uma
empresa crescer e obter sucesso em níveis muito maiores do que seus
concorrentes? Muitos teóricos da administração moderna apontam a sede por novos
conhecimentos e inovação, além de uma busca incondicional pelo desenvolvimento
técnico e comportamental de seu capital humano, como a chave dessa equação.
Na base desse
raciocínio está a compreensão de que a evolução do negócio está diretamente
ligada à evolução das lideranças e colaboradores. Pode-se dizer que esta seria
uma versão levemente atualizada do chamado de Steve Jobs, "stay
hungry, stay foolish".
Mas seria mais
preciso apontar, dentro do contexto atual, que o caminho essencial para que as
organizações alcancem esse estado contínuo e sustentável de desenvolvimento
reside na construção de uma cultura de aprendizagem forte e amplamente
acessível a todo o time.
Como fazer isso
talvez seja o maior desafio que as equipes de RH e T&D estejam enfrentando
neste exato momento dentro das empresas, que, a depender do segmento de
atuação, estão enfrentando inúmeras transformações em suas demandas externas e
internas e tendo de lidar com um ambiente de negócios cada vez mais volátil e
instável.
Ainda assim,
diante deste cenário de aparente caos, é possível encontrar muitas iniciativas
de grande impacto humano e altíssimo nível de retorno junto às organizações,
algo que a GoodHabitz, principal plataforma digital de aprendizagem
online em nível global, gosta de colecionar e compartilhar.
A seguir você
encontra algumas dessas histórias, desafios e caminhos colecionados que, na
prática, servem como o estabelecimento de 7 passos para a criação de uma
cultura de aprendizagem forte e sustentável nas empresas.
1. O
conhecimento deve estar acessível a qualquer tempo, em qualquer lugar.
No contexto em que
vivemos, em que as chamadas "novas formas de trabalhar" vieram para
ficar, é preciso fazer do acesso ao conhecimento, cursos e aulas, uma
constante. Isso significa oferecer soluções de desenvolvimento pessoal
multiformato, diretamente na palma da mão dos funcionários, via plataforma
mobile. É o que faz a companhia aérea KLM, por exemplo, que oferece acesso à
biblioteca de conteúdos a todos os colaboradores via plataforma GoodHabitz.
2.
Conexão com as competências essenciais para o futuro do trabalho.
O que sabemos hoje
simplesmente não é o suficiente para nos levar ao caminho do sucesso nos
próximos anos, muito menos nas próximas décadas. Ter essa consciência é
fundamental. Por isso, é necessário focar nas chamadas "soft skills"
e identificar com precisão quais são as habilidades e competências
comportamentais que farão a diferença no negócio daqui em diante.
3.
Aposte em treinamentos com estilos e "pegadas" diferentes.
Pessoas diferentes
aprendem de jeitos diferentes. Não adianta oferecer exatamente o mesmo tipo e
estilo de treinamento para todos da organização. Apostar na diversidade de
formatos é essencial para tornar o treinamento muito mais acessível e
impactante em nível organizacional, visando todos os tipos de públicos e níveis
hierárquicos. E isso é comprovado pela experiência do time multidisciplinar da GoodHabitz,
que atualmente oferece 25 estilos diferentes de treinamentos.
4.
Atenção para a diversidade.
Toda organização
que visa competir em nível global certamente já tem um olhar bastante atento
para a questão da diversidade. E a oferta de treinamentos da companhia deve
refletir essa preocupação. Assim, é aconselhável que os conteúdos apresentados
tenham sido construídos levando em conta a diversidade cultural e até
"linguística" dos times de trabalho.
5. Aja
para criar motivação e engajamento intrínsecos.
Não, não estamos
falando de palestras motivacionais. Mas de entender como o ser humano funciona
e que todo mundo pode usar um empurrãozinho a mais quando o assunto é motivação
e engajamento. Desde que os fatores levados em conta sejam intrínsecos, não
externos. Em sua plataforma, a GoodHabitz oferece uma experiência
desenhada para que cada pessoa possa acompanhar a sua evolução e esteja sempre
pronta para dar o próximo passo nessa "esteira evolutiva". Além
disso, quem precisa de uma ajuda inicial pode fazer um autoteste (GoodScan) para
ajudar a definir o primeiro passo/curso desta jornada.
6.
Atenção para os três níveis essenciais do desenvolvimento corporativo.
O cotidiano
organizacional pode ser bastante demandante e, por isso, é importante contar
com uma solução de treinamento robusta, flexível e completa. Isso significa que
a experiência de aprendizagem deve estar conectada com três níveis essenciais
para que a cultura de aprendizagem seja de fato implementada: desenvolvimento
Individual, do Time e Organizacional. A metodologia ITO, da GoodHabitz, se
conecta justamente a essa diretriz, lançando mão de um verdadeiro arsenal de
ferramentas para colocar tudo isso em prática.
7. ROI
100% seguro e garantido.
Até outro dia, o tema "Retorno de Investimento em
T&D" era um verdadeiro arcabouço de dúvidas e incertezas. Esses dias
são passado. Isso porque, com uma plataforma digital de desenvolvimento
organizacional, cada ação pode ser parametrizada, cada KPI é facilmente
monitorado e a evolução do capital humano e, consequentemente, do negócio fica
visivelmente mais fácil de acompanhar.
GoodHabitz
https://www.goodhabitz.com/pt-br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário