Pesquisar no Blog

sábado, 13 de agosto de 2022

Dia dos Pais: 7 livros que abordam a paternidade consciente

O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 14 de agosto, é uma data para pensarmos na importância da construção do vínculo entre pais e filhos, além de celebrar uma paternidade mais sensível e acolhedora.

Para ajudar na reflexão de como a paternidade pode ser livre dos estereótipos da masculinidade e do homem provedor, se tornando muito mais presente e amorosa, o Lunetas, espaço 100% dedicado à reflexão sobre a infância, lista 7 livros que são excelentes dicas para dar de presente:


1 “Meu menino vadio”, de Luiz Fernando Vianna
Escrito em primeira pessoa, o livro é uma espécie de diário hiperrealista do relacionamento do pai com o seu filho com autismo. Luiz Fernando Vianna narra como a relação entre os dois nasce, cresce e se desenvolve a cada dia, mostrando uma jornada realista e permeada de tentativas, erros, inseguranças e medos.


2 “Bebegrafia: Uma odisseia gráfica do primeiro ano dos nossos filhos”, de Rodrigo Bueno e Victor Farat
O livro relata a experiência dos autores com seus bebês, sem julgamentos e com muito bom humor, mostrando não somente ‘como deram conta do recado’, mas também o que ‘não deram conta’.


3 “O papai é pop”, de Marcos Piangers
No livro, o autor defende a presença amorosa como o único elemento que não pode faltar na vida de uma criança, e que algumas preocupações, como comprar uma casa maior, ter um berço novo ou trocar de carro são preocupações que não fazem diferença nenhuma.


4 “Abrace seu filho”, de Thiago Queiroz
Em um mundo em que muitas pessoas dizem que pais não podem dar muito colo, não podem dar amor demais e mais um monte de outros ‘nãos’, o autor escolheu seguir outro caminho. Ao receber a notícia da gravidez da esposa, Thiago optou viver com os filhos uma relação bem diferente da que teve com o próprio pai, muito mais afetiva e participativa. O livro conta como a paternidade e a aplicação do conceito da “disciplina positiva” construiu a relação do autor com os seus filhos e transformou a sua própria masculinidade.


5 “Do seu pai”, de Pedro Fonseca
O livro fala sobre o nascimento de um pai, algo muito íntimo, pessoal e particular. O autor reúne crônicas e cartas que escreveu para os seus filhos, com uma linguagem que explora os limites entre a poesia e a dureza do cotidiano.


6 “Não era você que eu esperava”, de Fabien Toulmé
O autor descreve com emoção, humor e humildade sobre o encontro inesperado com sua filha, com síndrome de Down. Quando a menina nasce, até então não diagnosticada, a vida do autor desmorona, indo da fúria à rejeição, da aceitação ao amor.


“Uma menina está perdida em seu século à procura do pai”, de Gonçalo M. Tavares
O livro acompanha a busca de uma jovem, de apenas 14 anos, pelo pai. A começar com uma história construída a partir da empatia pelos homens comuns, o leitor consegue acompanhar a fragilidade das relações e refletir sobre o impacto da ausência do pai na vida de um ser humano.

 

Portal Lunetas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados