Pesquisar no Blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Cólica menstrual: Posições para amenizar e dicas para aliviar a dor

A menstruação é algo natural dos corpos que menstruam, porém, o desconforto menstrual de forma mais intensa, que impede a prática de tarefas simples do dia a dia, é comum em muitas pessoas.
 

A cólica é uma dor advinda de contrações do corpo. Durante a menstruação nosso corpo cria uma parede de nutrientes, chamado de endométrio, que abriga, nutri e gera um bebê, porém, quando não há a gravidez, o útero precisa eliminar essa camada extra. E para fazer isso, há uma contração involuntária do nosso útero. Porém, como já sabemos que cada corpo é um corpo, não é todo mundo que possui os mesmos sintomas ao longo do ciclo menstrual”, explica Dra. Viviane Monteiro, ginecologista especializada em medicina fetal e gestação de alto risco, parto humanizado e saúde da mulher. 

Segundo a Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil e única clinicamente testada do mundo, a cólica atinge quase 75% das pessoas que menstruam, chegando para algumas antes mesmo do sangramento e perduram até o fim da menstruação. Mas não é apenas isso, a intensidade também pode variar! Inclusive, a cólica pode vir acompanhada de outros sintomas, como: vômito, dor de cabeça, náuseas, entre outros. 

Caso esteja sofrendo com as dores da cólica menstrual ou conheça pessoas que passam por isso, a Pantys, em parceria com a Dra. Viviane Monteiro, separaram algumas dicas simples e naturais para driblar o incômodo. Confira: 

Posições que aquecem a região pélvica e relaxam os espasmos causados pelo sangramento auxiliam na contenção da dor. Confira algumas:

  • Bruços: deitar de barriga para baixo deixa a região do abdômen aquecida e o útero bem acomodado, causando uma sensação de alívio e bem-estar.
  • Balasana: se você sofre com aquele desconforto na lombar durante o período menstrual, fique sabendo que existe uma posição infalível para aliviar essas dores. Essa posição consiste em ajoelhar com o peito do pé encostado no chão e ir alongando o tronco até as coxas com os braços esticados para frente. A dica é deixar o corpo totalmente relaxado, apoiando a testa no chão e controlando a respiração. Além de sentir aquele alívio imediato na lombar, essa posição proporciona o relaxamento dos ombros e pescoço.
  • Posição fetal: nada mais aconchegante que reproduzir o posicionamento do bebê dentro do útero materno para aliviar a cólica menstrual. Deitar de lado e abraçar as pernas em torno de si ajuda diminuir os espasmos do útero em razão do calor na região pélvica, proporcionando relaxamento.

Além das posições, há também alternativas naturais e eficazes para aliviar os incômodos e sintomas. Confira:

  • Bolsa de água quente: Essa alternativa é bastante eficaz e não tem segredo, basta colocar compressas ou uma bolsa de água morna na região pélvica e deixar por até 15 minutos, quantas vezes for necessário.
  • Escalda pés: a técnica milenar do escalda pés tem a finalidade de proporcionar relaxamento e limpeza do corpo. Assim como o calor no abdômen, colocar os pés em uma bacia de água morna -- abaixo de 37°C -- até a altura do tornozelo com algumas ervas ou óleo aromático ajuda aliviar o desconforto da cólica. Para estimular alguns pontos, você pode adicionar bolinhas de gude ou pedrinhas arrendadas e massagear. Quanto às ervas e aromas, os mais indicados são erva doce e camomila, ambos têm efeito calmante que ajuda no alívio da cólica.
  • Exercícios físicos: pessoas que menstruam e são mais ativas têm uma melhora significativa se comparada às que não praticam nenhuma atividade, pois liberam endorfina capazes de reduzir as dores musculares.
  • Alimentação: uma dieta com menos gordura, sódio e leite é ideal para evitar a cólica. Inclusive, bebidas energéticas, como o café, podem agravar a intensidade da cólica na maioria das pessoas. Por isso, é importante retirar, ou pelo menos, reduzir o consumo desses alimentos durante os dias de crises. Opte por uma alimentação mais leve com legumes, verduras e frutas durante as refeições.

A especialista também reforça que cólicas muito fortes não são normais e costumam acontecer por causa de complicações que merecem atenção. Sendo assim, procure um ginecologista de sua confiança e converse sobre o que está acontecendo. 

Outra dica é o recém-lançado Chá Fases, produzido em parceria com a Desinchá, que possui ingredientes naturais que auxiliam proporcionando saúde, autocuidado e bem-estar em todas as fases do ciclo. Com dois blends formados por ingredientes selecionados, a novidade traz opções especiais para cada momento. 

Entender o ciclo menstrual é fundamental. Fomos criados para desconhecer o nosso corpo e acharmos a menstruação algo sujo e nojento. Na Pantys, trabalhamos diariamente para desconstruir esses pensamentos e empoderar os corpos. Conectar-se com os ciclos é muito importante, pois eles impactam não só em sentimentos, mas também em causas”, explica Maria Eduarda, sócia-fundadora da Pantys.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados