Pesquisar no Blog

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

A cor símbolo da campanha representa o "padrão ouro de qualidade" do alimento


O leite materno é o alimento mais completo que a criança pode receber após seu nascimento. O objetivo da campanha Agosto Dourado é justamente mostrar como o leite é benéfico para a saúde dos bebês e incentivar que as mães amamentem os pequenos. 

Ele é de extrema importância na alimentação da criança porque oferece nutrientes que fortalecem o corpo e a previne de diversas doenças contagiosas e alérgicas por conta dos anticorpos e glóbulos brancos. Além disso, possui as proteínas, vitaminas, a água e os açúcares necessários para o desenvolvimento do bebê. Alguns dos seus benefícios são melhora na digestão, redução das cólicas e fortalecimento da arcada dentária. 

“O recomendado é que o leite materno seja o único alimento do bebê até o sexto mês de vida. Após esse período, ele precisa de outros alimentos para obter os nutrientes que não são fornecidos pelo leite materno. Dessa forma, devem ser introduzidas frutas amassadas e alimentos pastosos, seguindo as orientações dos profissionais de saúde. O ideal é que a mãe ofereça a alimentação complementar e continue amamentando a criança até, pelo menos, os dois anos”, explica Darley Rodrigues, mestrando em Enfermagem, especialista em Enfermagem Obstétrica e professor do curso de Enfermagem do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Recife. 

O aleitamento não traz benefícios apenas para o bebê, mas para a mãe também. O ato, que fortalece o elo entre ambos, pode diminuir a ansiedade, trazendo uma sensação de calma, aumentar a segurança e confiança, ajudar a voltar ao peso ideal e prevenir a anemia. 

“O enfermeiro tem um papel essencial nessa fase. Esse profissional vai orientar e tirar dúvidas da gestante/lactante sobre o aleitamento materno, além de identificar problemas e buscar estratégias para resolvê-los. Esse profissional também é um grande responsável por incentivar a amamentação na primeira hora após o parto. Essa é uma maneira de reduzir os casos de mortalidade neonatal”, finaliza Darley.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados