Pesquisar no Blog

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Confira mitos e verdades sobre as meias de compressão

É importante esclarecer dúvidas antes de começar a usar meias de compressão


As meias de compressão existem há muitos anos e auxiliam na prevenção e combate de problemas circulatórios. Atualmente existem diversos modelos específicos de meias de compressão graduada, como por exemplo para a prática de esportes, para gestantes, para viagens, ou mesmo para a utilização no dia a dia, sendo um grande aliado da saúde das pernas.

Porém, antes de começar a usar meias de compressão, é importante se informar sobre o produto, buscando o modelo e marca mais adequados, e também verificar qual é a sua forma de utilização.

Para esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao tema, separamos abaixo alguns mitos e verdades sobre as meias de compressão:


• Meias de compressão esquentam.

Depende. De fato, qualquer tecido sobre a pele aumenta sua temperatura. Por isso, a SIGVARIS GROUP, empresa líder mundial em produtos de compressão graduada, desenvolveu meias específicas para o nosso clima tropical, com tecnologias e tramas que aumentam a troca de temperatura entre a perna e o ambiente externo, tornando o uso da meia mais agradável.


• Qualquer tipo de meia ajuda no tratamento de doenças venosas.

Mito. Apenas meias de compressão graduada contribuem para a prevenção e tratamento das diversas doenças venosas como as famosas varizes, edemas, inchaços diversos (gravidez, viagens de avião, muito tempo na mesma posição, etc).


• Grávidas devem usar meias de compressão.

Verdade . Durante a gravidez o volume de sangue circulando pelo organismo aumenta. Dependendo do caso, o volume de sangue circulando no corpo pode aumentar em até 30%. Com isso, aumentam as chances de surgirem problemas de circulação. De acordo com as diretrizes da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), as meias podem ser usadas desde o início da gestação para alívio de sintomas como dor nas pernas e edema, e também para tratamentos de varizes pélvicas, diminuindo ou reparando os efeitos dos problemas circulatórios.


• Meias de compressão são feias, possuem poucos modelos e nem existem meias diferentes para homens e mulheres.

Mito. Existem diversos modelos de meias, inclusive meias de alta transparência como a Style Transparência Ever Sheer da SIGVARIS GROUP. Também existem modelos masculinos e femininos com diversos tipos de desenhos e cores para os mais variados estilos e perfis.


• As meias de compressão são ideais para viagens de avião.

Verdade. Nas viagens longas de avião, com mais de 4 horas de duração, o sangue circula mais lentamente, por isso os tornozelos ficam inchados. Além disso, as poltronas do avião ajudam a comprimir a principal veia que retorna o sangue das pernas. Isso também vale para viagens de ônibus ou carro. Com o sangue mais lento, o que pode acontecer, principalmente nas pessoas com mais predisposição (como idosos, mulheres que tomam anticoncepcionais, fumantes), é uma trombose. Pensando nisso e na prevenção a SIGVARIS GROUP desenvolveu a Linha Traveno, as meias são desenvolvidas com tecnologia de compressão graduada para ativar a circulação sanguínea e favorecer o retorno venoso.


• Meias de compressão perdem efeito após a lavagem.

Mito. Deve-se apenas seguir os passos e as indicações de lavagem.


• Homens não têm varizes nem qualquer outra doença venosa.

Mito. De acordo com a SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), estudos mostram que varizes possuem uma prevalência média de 38% na população geral brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres, levando em consideração todas as faixas etárias. Quanto mais idoso, maior a prevalência, sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes. Os maiores fatores de risco são predisposição familiar, sexo feminino (proporção de até 2,3 para 1 homem), idade (quanto mais idoso, maior a prevalência), obesidade, etc.

 


SIGVARIS GROUP

www.sigvaris.group

www.sigvaris.com.br

https://www.programasigmais.com.br/#/

https://www.facebook.com/sigvarisgroup.brasil/

https://www.instagram.com/sigvarisgroup.brasil

https://www.linkedin.com/company/sigvarisgroup-brasil

https://www.youtube.com/user/SigvarisBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados