A prática do home office
tem se tornado cada vez mais presente na rotina profissional de algumas
empresas. Vários negócios já haviam aderido a esse formato de trabalho antes
mesmo da pandemia da Covid-19, onde o funcionário trabalhava alguns dias no
escritório e alguns dias em casa.
Da noite para o dia, fomos
obrigados a trabalhar em nossas moradias por conta do coronavírus. A maioria
das pessoas, sem recursos tecnológicos necessários para desenvolverem suas
atividades, outros, sem um espaço adequado para trabalhar. Uma loucura total!
Mas era a única opção. As empresas precisaram se adaptar, se adequar e
flexibilizar, enquanto os funcionários precisaram encontrar a melhor maneira de
manter a produtividade diante do cenário inesperado.
Segundo o estudo
“Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos
Negócios”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, a popularização do home
office é uma das tantas mudanças que a pandemia irá provocar sobre o mercado de
trabalho – é um aumento que se dará, segundo o estudo, em 30% das empresas
brasileiras.
Aí vem as seguintes
perguntas: “Como o colaborador se comporta trabalhando em casa? Como monitorar
o trabalho feito remotamente? Como manter o time conectado mesmo à distância?”
É importante estabelecer
um foco no controle das informações e no desenvolvimento de competências de
comunicação. Agora, mais do que nunca, os funcionários precisam de informações
que possam ajudar a reduzir as suas demandas, bem como lidar com questões
logísticas.
Um dos benefícios de
trabalhar de forma presencial é a facilidade com que as conexões são feitas e
os relacionamentos são promovidos. Agora que muitas organizações estão
trabalhando de casa e distanciando-se socialmente devido à pandemia, os líderes
devem se preocupar em como ajudar os membros da equipe a continuarem se
sentindo conectados.
O trabalho remoto não
precisa ser menos envolvente. A mesma tecnologia que nos permite trabalhar
on-line também apresenta oportunidades para as equipes interagirem
virtualmente, mesmo em circunstâncias que não são ideais. Na verdade, para
muitos grupos, a mudança dinâmica para o trabalho remoto pode ajudar a
solidificar processos e pontos de contato que mantêm as pessoas conectadas e
engajadas.
Relacionamentos fortes
podem ajudar os indivíduos a se manterem produtivo e a preservar a continuidade
dos negócios, ao mesmo tempo que aumentam a moral em tempos de desafios.
Algumas dicas que podem ajudar na manutenção dessas conexões: agende reuniões periódicas com seus times e fique com as câmeras e o contato visual abertos; façam uso de calendários compartilhados, ou ao menos demonstre disponibilidade dentro do seu horário de trabalho; realize reuniões eventuais com foco em assuntos fora do escopo profissional, como happy hours e clubes de conversa. Sempre mantenha aberto o canal de comunicação informal que unifica o time de forma relacional.
Por fim, confie no talento dos seus colaboradores e deixe que
eles procurem por você no caso de alguma dúvida sobre as suas funções.
Juliana Rebelo- Consultora
em Soluções de RH na Conexão Talento, Psicóloga, Administradora e com MBA em
Gestão de Recursos Humanos. Experiência Internacional por três anos como
estudante de graduação. Profissional com experiência generalista em Recursos
Humanos, 12 anos de experiência em empresas multinacionais. Sólida Experiência
como Business Partner, com foco de atuação em programas de Performance,
Carreira e Sucessão, Treinamento, Desenvolvimento, Cargos e Salários.
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