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quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Como manter o time conectado mesmo à distância


A prática do home office tem se tornado cada vez mais presente na rotina profissional de algumas empresas. Vários negócios já haviam aderido a esse formato de trabalho antes mesmo da pandemia da Covid-19, onde o funcionário trabalhava alguns dias no escritório e alguns dias em casa.  

 

Da noite para o dia, fomos obrigados a trabalhar em nossas moradias por conta do coronavírus. A maioria das pessoas, sem recursos tecnológicos necessários para desenvolverem suas atividades, outros, sem um espaço adequado para trabalhar. Uma loucura total! Mas era a única opção. As empresas precisaram se adaptar, se adequar e flexibilizar, enquanto os funcionários precisaram encontrar a melhor maneira de manter a produtividade diante do cenário inesperado.

 

Segundo o estudo “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, a popularização do home office é uma das tantas mudanças que a pandemia irá provocar sobre o mercado de trabalho – é um aumento que se dará, segundo o estudo, em 30% das empresas brasileiras.

 

Aí vem as seguintes perguntas: “Como o colaborador se comporta trabalhando em casa? Como monitorar o trabalho feito remotamente? Como manter o time conectado mesmo à distância?”

 

É importante estabelecer um foco no controle das informações e no desenvolvimento de competências de comunicação. Agora, mais do que nunca, os funcionários precisam de informações que possam ajudar a reduzir as suas demandas, bem como lidar com questões logísticas.

 

Um dos benefícios de trabalhar de forma presencial é a facilidade com que as conexões são feitas e os relacionamentos são promovidos. Agora que muitas organizações estão trabalhando de casa e distanciando-se socialmente devido à pandemia, os líderes devem se preocupar em como ajudar os membros da equipe a continuarem se sentindo conectados.

 

O trabalho remoto não precisa ser menos envolvente. A mesma tecnologia que nos permite trabalhar on-line também apresenta oportunidades para as equipes interagirem virtualmente, mesmo em circunstâncias que não são ideais. Na verdade, para muitos grupos, a mudança dinâmica para o trabalho remoto pode ajudar a solidificar processos e pontos de contato que mantêm as pessoas conectadas e engajadas.

 

Relacionamentos fortes podem ajudar os indivíduos a se manterem produtivo e a preservar a continuidade dos negócios, ao mesmo tempo que aumentam a moral em tempos de desafios.

 

Algumas dicas que podem ajudar na manutenção dessas conexões: agende reuniões periódicas com seus times e fique com as câmeras e o contato visual abertos; façam uso de calendários compartilhados, ou ao menos demonstre disponibilidade dentro do seu horário de trabalho; realize reuniões eventuais com foco em assuntos fora do escopo profissional, como happy hours e clubes de conversa. Sempre mantenha aberto o canal de comunicação informal que unifica o time de forma relacional. 

Por fim, confie no talento dos seus colaboradores e deixe que eles procurem por você no caso de alguma dúvida sobre as suas funções.

 


Juliana Rebelo- Consultora em Soluções de RH na Conexão Talento, Psicóloga, Administradora e com MBA em Gestão de Recursos Humanos. Experiência Internacional por três anos como estudante de graduação. Profissional com experiência generalista em Recursos Humanos, 12 anos de experiência em empresas multinacionais. Sólida Experiência como Business Partner, com foco de atuação em programas de Performance, Carreira e Sucessão, Treinamento, Desenvolvimento, Cargos e Salários.


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