Táticas para os colaboradores
absorverem melhor o conhecimento e fazê-lo durar
À
primeira vista, pode até parecer que sim, mas, ao oferecer um curso sobre um
determinado tema aos seus funcionários, uma empresa não tem garantia de que
eles vão aprender esse tema de maneira vitalícia. Sem persistência para reter
as informações aprendidas, elas acabam se perdendo conforme o tempo passa. Isso
é o que diz a teoria da curva do esquecimento, criada pelo psicólogo alemão
Hermann Ebbinghaus no século XIX.
Mas,
então, o que as empresas podem fazer para ajudar os seus funcionários a reterem
o aprendizado que adquiriram nos cursos corporativos? Principalmente,
incentivá-los a repetirem regularmente o conhecimento adquirido. Uma ótima
forma de fazer isso é aplicando esse conhecimento ao próprio trabalho, por
exemplo.Há pelo menos outras seis formas de atingir esse objetivo. São elas:
1- Aprendizado
social
O
aprendizado social tem a ver com a capacidade de reprodução de um comportamento
observado. Ou seja, assistir os próprios colegas de trabalho trabalhando é
outra boa maneira de aprender e reter o conhecimento.
2- Micro-aprendizado
Já
o micro-aprendizado ajuda o aluno a reter o aprendizado porque não o
sobrecarrega de informações. Com ele, o aluno aprende o suficiente sobre uma
nova habilidade a ponto de poder aplicá-la imediatamente e, assim, atingir um
objetivo específico.
3- Storytelling
Outra
dica é usar o storytelling para ensinar os funcionários – ou seja, explicar o
tema como se fosse uma historinha. Isso porque o storytelling nos faz criar uma
conexão emocional com o assunto ensinado e, assim, aumenta o nosso engajamento
nele.
4-
Participação ativa, uso de imagens e testes frequentes
Incentivar
que os alunos participem ativamente das aulas (por exemplo, fazendo perguntas),
usar imagens e aplicar testes frequentes (como acontece nos cursos online da Udemy) também são
recomendações. Uma dica para maximizar a retenção de informações é sempre
aplicar um teste depois que um assunto ou módulo for ensinado.
É
possível encontrar mais informações sobre como ajudar os funcionários a
aprenderem melhor no manual da Udemy “How to Overcome Learning Obstacles
in the Workplace” (“Como Superar Obstáculos de Aprendizado no
Trabalho”, em inglês).
Raphael Spinelli - diretor regional
para a América Latina da Udemy, marketplace de aprendizado e ensino online.
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