Entre as sugestões indicadas por especialista encontram-se
aumento das conexões, treinamento da liderança, promoção de experiências,
recursos tecnológicos e escuta
Com o desenvolvimento dos colaboradores millennials (Y) e a chegada da geração Z ao ambiente de trabalho, a área de Recursos Humanos precisa se preparar para promover uma gestão assertiva entre os novos públicos de profissionais. Para que isso aconteça, é fundamental refletir sobre o conceito de cultura organizacional. Afinal, essa iniciativa responsável por definir ações, práticas, políticas e comportamentos dentro das empresas é essencial para atrair, reter e engajar talentos.
De acordo com Maria Fernanda Meireles, Head de Pessoas e Cultura na Allya, o desafio de atrair e reter uma nova geração apresenta maior complexidade em um período de pandemia. “De maneira resumida, a cultura é tudo o que se vive na organização. Portanto, o engajamento da equipe com a marca corre risco caso não se siga a estratégia, o que é mais fácil de acontecer hoje em dia, já que com o trabalho remoto perceber a teoria ser colocada em prática exige um pouco mais de sensibilidade”,afirma.
Do ponto de vista da executiva, os colaboradores Y e Z são mais exigentes e apresentam perfis diferenciados. “Este público está ligado a tecnologia, relações humanas e bem-estar. Ou seja, preferem um ambiente leve e flexível, onde conseguem atuar em que acreditam. Por esta razão, o RH precisa flexibilizar seus modelos organizacionais e tornar o contato com os colaboradores mais próximo, amenizando as burocracias”, pontua. Para quem deseja se aprofundar na temática, Maria Fernanda listou algumas dicas. Veja abaixo:
Aumente
as conexões
Invista
em ações que ajudem a equipe a gerar relacionamentos saudáveis e com trocas de
experiências. Neste contexto, workshops, plataformas de comunicação
corporativa, rodas de conversa e happy hour são ótimos investimentos.
Desenvolva
a liderança
O
líder é a principal figura na disseminação da cultura organizacional. Portanto,
a liderança precisa estar próxima aos colaboradores e passar confiança para a
equipe, além de se mostrar disposto a ouvir esses funcionários a fim de tomar
providências que tornem o dia a dia do time mais agradável.
Experiências
Atualmente,
os profissionais consideram fatores além do salário no momento de permanecer ou
trocar de emprego, valorizando recompensas e novas experiências. Diante desse
contexto, os pacotes de benefícios corporativos são uma boa alternativa, visto
que proporcionam um apoio a toda a jornada de vida do colaborador, que pode
contar com um auxílio financeiro para realizar atividades relacionadas à
educação, lazer, bem-estar físico e emocional.
Seja
amigo da tecnologia
Enquanto
os millennials entraram em contato com a tecnologia ao longo dos anos, a
geração Z já nasceu em um ambiente digital. Por esta razão, esse público
valoriza um ambiente de trabalho que dê abertura a novas ferramentas e
processos inovadores.
Priorize
o feedback
Como
as novas gerações preferem processos ágeis, o feedback contínuo em um curto
período de tempo, é uma boa alternativa de gestão desse público, principalmente
em um contexto em que a distância da equipe de trabalho prevalece. Dessa
maneira, procure conversar com os colaboradores entre uma vez por semana ou a
cada 15 dias.
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