De acordo com o Cronograma Nacional de implementação para
o Novo Ensino Médio, as escolas brasileiras têm até março de 2022 para começar
a colocar em prática o currículo divido em Formação Geral Básica (conteúdos
obrigatórios) e Itinerários Formativos (disciplinas que podem ser escolhidas
pelos alunos). Pensando nisso, separamos sugestões de porta-vozes do Anglo
Vestibulares e do Sistema de Ensino pH que estão disponíveis para entrevistas e
podem esclarecer dúvidas sobre o tema.
“Estamos acostumados a trabalhar um modelo de aula a vida
inteira e, agora, precisamos fazer uma reflexão sobre quais conteúdos vamos
trabalhar”, explica o diretor do Sistema de Ensino pH, Cláudio Falcão. A
reforma estipula um máximo de 1.800 horas para a Formação Geral Básica ao longo
do Ensino Médio e um mínimo de 1.200 horas para os Itinerários Formativos, sem
limite. “Eu posso dar 3.000 horas de Itinerários. A escola também é livre para
escolher a distribuição. Um exemplo: se quiser dar as 1.800 horas de formação
básica no 1º ano do Ensino Médio, e ter o 2º e 3º só com Itinerários, é
possível.”
Mas, na prática, quais são os maiores desafios de
implementar o Novo Ensino Médio nas escolas? Para Henrique Braga, coordenador
pedagógico do Sistema Anglo de Ensino, os desafios existem tanto para a gestão
escolar como para professores e alunos, e perpassam questões como
infraestrutura, material didático, proposta pedagógica e metodologias de
ensino.
“O Novo Ensino Médio pressupõe uma série de estratégias e
práticas para desenvolver a formação integral do estudante, e isso exige uma
postura em sala de aula menos conteudista e mais prática”, explica. Nesse
sentido, o coordenador também aponta o desafio das escolas em oferecer
atividades que, de fato, coloquem o jovem no centro do processo de aprendizagem
e proporcionem experiências mais enriquecedoras.
Cláudio Falcão - diretor e autor do Sistema de Ensino pH.
Formado em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ), ele
tem mais de 16 anos de carreira como professor, com grande experiência em
preparação para o Enem e vestibulares, soluções educacionais, inovações em
educação e formação.
Henrique Braga - coordenador pedagógico e coordenador do
projeto do Novo Ensino Médio do Anglo. Doutor em Filologia e Língua Portuguesa
pela FFLCH – USP, pode comentar diversos assuntos relacionados à educação, como
políticas educacionais, Ensino Médio e vestibulares.
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