Receita mundial chegou a 126,6 bilhões de
dólares; números promissores foram reflexos da pandemia, aponta especialista
Em 2020, o mercado de games
eletrônicos obteve crescimento de 12% de faturamento em relação ao ano
anterior, atingindo receita de 126,6 bilhões de dólares. Os números completos
são apresentados no novo relatório da SuperData, departamento de análise e
pesquisa da Nielsen Games, uma das gigantes da indústria do
entretenimento.
O documento aponta que o
lockdown, ocasionado pela pandemia da covid-19, foi um dos fatores que
impulsionou o consumo de games. Em janeiro e fevereiro, foi registrado aumento
de apenas 6%, porém o crescimento significativo de 14% teve início a partir de
março, quando a quarentena começou a ser praticada de forma efetiva em todo o
mundo.
“Por ser um segmento pensado
para as pessoas ficarem dentro de casa, os jogos acabaram sendo um caminho
usado por muitos como meio de distração, posicionando o mercado de games como
um dos poucos que teve impacto positivo dentro de uma pandemia de escala
mundial”, opina Thiago Alves, head of partnerships da equipe de jogos Red
Canids.
Quanto ao Brasil, Thiago é
categórico em afirmar que o mercado de games no país está longe de seu
potencial máximo e necessita de aprimoramentos. Os dados revelam que esta é uma
área muito promissora para as empresas fazerem investimentos no setor, aliando
as potencialidades oferecidas pelos games com o tipo de serviço/produto que
oferecem.
Para se ter uma ideia,
recentemente conglomerados da tecnologia como o Google, Amazon e Apple lançaram
novas plataformas e aplicaram bilhões no mercado gamer, de olho na mudança
estrutural do que o consumidor procura para passar o tempo, uma vez que os
jogos são acessíveis e apresentam bom custo benefício.
“Tanto um profissional que
quer trabalhar neste segmento quanto uma empresa que deseja conhecer e entender
este universo, o momento para investir é agora, porque vai abranger um mercado cheio
de oportunidades e um público que consome muito e está cada dia mais
integrado”, sugere Alves.
Além de ser patrocinadora do
time de eSports Red Canids, o Centro Universitário Internacional Uninter
oferece dois cursos para os futuros profissionais que desejam ingressar neste
mercado do entretenimento: graduação em Design de Games e especialização em
Games e Gamificação na Educação.
“Acho fundamental os jogos
serem usados como pilar da educação. Há muitos desenvolvedores criando
aplicativos e jogos de caráter educativo, porque hoje as crianças e jovens são
capazes de adquirir conhecimento além do modelo tradicional, e a instituição de
ensino que está apta para inserir atividades de games, certamente terá um
atrativo a mais que trará grande retorno”, defende.
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