Sugestões
vão desde como dar suporte aos clientes, melhorar a presença nos canais
digitais e potencializar o uso de as tecnologias de apoio às vendas.
O trabalho remoto e as transformações no mundo dos negócios exigem
que as equipes de vendas se adaptem rapidamente. Para mostrar como o time pode
trabalhar em um contexto de mudança, apoiar seus clientes, e utilizar ao máximo
o potencial dos canais digitais e das tecnologias de vendas, o LinkedIn, maior
rede social profissional do mundo, preparou algumas dicas.
Lembre-se de que a segurança do time é o que realmente importa: ofereça o que for
necessário para manter o time e clientes protegidos. A ideia é que tudo possa
ser feito de maneira virtual: priorize conversas por videoconferência
utilizando ferramentas como o Microsoft Teams, Zoom e BlueJeans. Até mesmo para
assinar contratos é possível evitar encontros físicos com ferramentas
plataformas como o DocuSign, por exemplo.
Também é preciso ter cuidado com a saúde mental, por isso faça contato regularmente para saber como as pessoas da sua equipe estão lidando com o isolamento, solidão, convívio com crianças e idosos.
Procure, de maneira
constante, alinhar-se com seu time: reuniões por videoconferência devem ser a sua principal aliada
para manter toda a equipe alinhada e motivada.
Além disso,
marque conversas regulares a equipe e reveze entre encontros em grupo e papos
individuais; converse pelo menos uma vez por dia sobre metas, preocupações e
dúvidas; encontre tempo para, pelo menos, enviar uma mensagem rápida para
comemorar conquistas; e sendo chefe ou não busque maneiras criativas de manter
a equipe motivada e engajada, como desafios virtuais divertidos, um quiz ou
reunião temática.
Inspire-se na liderança
inovadora para passar por períodos turbulentos: quando tudo é incerto, as
pessoas podem precisar, mais do que nunca, de uma liderança inovadora. Utilize
esse momento para se inspirar em modelos de gestão que podem navegar neste
período de transformação, mesmo que você não tenha um cargo de liderança na
equipe.
Mantenha-se bem informado e nutra os seus
clientes com cont
eúdo: é importante estar por dentro do que acontece
com sua carteira de clientes para compartilhar conhecimento e oferecer serviços
de maneira relevante, sem ser invasivo. Segundo um
estudo do LinkedIn , 74% dos compradores
escolhem a empresa que foi a primeira a agregar valor durante o processo de
decisão de compra.
Seja o suporte que seu cliente precisa: fique atento aos
posicionamentos de empresas parceiras nas redes sociais e na mídia, além das
publicações e postagens de clientes no LinkedIn. Estes podem ser bons
termômetros do seu entorno.
Além disso, esteja disponível para tirar dúvidas; troque ideias,
compartilhe aprendizados, supere desafios juntos; entenda qual é o melhor
horário do dia para entrar em contato com cada cliente.
Para quem está enfrentando um período de estagnação, ainda que os
clientes não estejam prontos para fazer negócios agora, se você se destacar
como um conselheiro e "braço direito", com certeza vai ser lembrado
quando a tormenta passar.
Aumente e otimize a sua presença digital: em tempos de trabalho
remoto, vai existir uma luta pelo espaço em redes sociais – e os profissionais
terão que ser criativos na hora de vender. Nas reuniões com o time de
vendas, discuta como é possível utilizar algumas ferramentas para manter os
leads aquecidos. Mostre-se ativo no LinkedIn, interagindo o participando em
discussões produtivas sobre o mercado de trabalho, escreva um artigo sobre como
está sendo sua experiência de trabalho remoto,
compartilhe conteúdos relevantes e utilize o LinkedIn Stories para
divulgar conteúdos mais rápidos
Seja objetivo em reuniões e apresentações: ache o tom certo para a
comunicação: ela é o seu carro-chefe no trabalho remoto. Adapte o
discurso para um mercado de trabalho focado em apresentações e conversas
virtuais. É importante ser prático e diminuir o tempo das apresentações. Também
faça um esforço para conversar com seus clientes por videoconferência, em vez
de e-mail ou telefone, alimentando a empatia. Use ferramentas para fazer o
acompanhamento de quem abriu e visualizou suas apresentações, assim você estará
mais informado sobre os próximos passos com cada cliente.
Use a tecnologia de vendas
a seu favor: que tal aproveitar este momento para incorporar tecnologias que
aumentam a produtividade do time de vendas? Continue gerando novos leads
virtualmente: ferramentas como o LinkedIn Sales
Navigator oferecem a oportunidade do time
prospectar novos clientes de qualquer lugar, usando centenas de filtros para
pesquisar os leads certos. O LinkedIn Live também pode ser
utilizado pelas páginas de empresas para fazer eventos, webinars ou
compartilhar experiências.
Tenha um CRM (software de
gestão de relacionamento com clientes) atualizado, por exemplo, para organizar
os leads e ajudam a ter maior previsibilidade de metas e performance.
Além disso, é importante
otimizar a agenda e ferramentas como o Calendly facilitam o agendamento de
reuniões com clientes e tornam seu dia mais produtivo.
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