A crise do COVID-19 é
uma realidade que está afetando muitas empresas, contudo, outra realidade muito
importante é que essas empresas vão retornar ao trabalho e já se deve ter uma
preocupação com essa retomada principalmente em relação as questões de higiene,
saúde e medicina no trabalho .
Todos os especialistas
são unanimes nesse momento em aportar que o mundo será diferente depois dessa
crise, e isso terá impacto direto nas relações das pessoas e dos cuidados em
espaços comuns, como ocorrem nas empresas.
"A medicina e
saúde no trabalho terão uma importância muito grande nesse momento, serão
necessárias tomadas de decisões rápidas, como acontece em relação a possíveis
contágios e necessidade de afastamentos", avalia Tatiana Gonsalves, sócia
da Moema Medicina do Trabalho.
Ela explica que os
Médicos do Trabalho são responsáveis pela saúde de milhões de trabalhadores da
economia formal e desta forma, caracterizam uma força de trabalho especializada
no enfrentamento do Covid-19.
"Os Médicos do
Trabalho ganham agora mais uma demanda, pois precisam estar aptos a realizar a
triagem dos trabalhadores com sintomas do COVID-19, seja de forma presencial ou
remota conforme a realidade de cada empresa ou clínica de medicina do trabalho,
contribuindo para diminuir a procura dos serviços públicos", explica
Tatiana Gonsalves.
Ao menor sintoma da
doença, o médico do trabalho deverá emitir o atestado do médico assistente ou
emitir um atestado com prazo máximo de 14 dias, considerando os sintomas
respiratórios ou o resultado laboratorial positivo para a doença. Este atestado
estende-se às pessoas que residem no mesmo endereço.
Outra importante
preocupação que as empresas terão será em relação às demais doenças.
"Passamos por um período de grande estresse, as pessoas estão com muita
preocupação, assim os médicos devem estar atentos com outros pontos, como
doenças psicológicas e até reflexos dessa tensão na saúde física", alerta
a sócia da Moema.
Limpeza das empresas
Outra preocupação com
as empresas será com a limpezas e higienização das áreas da s empresas que deverão ser imediatas antes da retomada e frequentes a
partir desse momento, minimizando os riscos de contágios nesse momento. Além
disso, mudarão relações, com maior distanciamento, higienização constante com
sabonete e álcool em gel das mãos e utensílios e uso de máscaras. As regras
terão que ser estabelecidas com o recursos humanos.
"Para as empresas
é preciso estratégia, tendo que se preocupar com a higienização dos locais de
trabalho. Primeiro ponto a ser levado em conta é como a empresa ficou durante
esta quarentena. Muitas vezes será necessário um mutirão de limpeza para
garantir a higiene do local e preservar a saúde dos funcionários", explica
Gabriel Borba, sócio da GB Serviços.
Ele explica que após
essa Pandemia, as coisas irão mudar nas empresas, precisando ser muito maior a
preocupação com a higiene e saúde dos seus locais de trabalho. "Não
adianta o funcionário ficar de quarentena em casa e ao voltar se contaminar,
sendo que a empresa não está devidamente higienizada. Por isso, as empresas
precisam agregar novos conceitos de limpeza em nossas atividades, não basta
mais tirar só o pó da mesa", conta Gabriel Borba.
Um
ponto é certo, todos torcem para que a retomada ocorra o quanto antes, contudo,
nada mais será como antes, com as empresas necessitando repensar vários pontos
de sua atuação, valorizando ainda mais seus colaboradores. A criação de uma
vacina ainda demorará algum tempo e essas mudanças se tornarão rotina, sendo
que muitas serão absorvida em um novo normal que viveremos no futuro.
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