Enquanto a pandemia se estende na maioria dos estados, sem
perspectivas de afrouxamento, os brasileiros já sentem os resultados da crise
no seu dia a dia. Segundo a quarta onda do Barômetro COVID-19,
principal pesquisa da Kantar sobre a pandemia, 76% dos brasileiros já
sentiram o impacto do coronavírus nas suas rotinas; e 58% já se preocupam com o
futuro.
Os brasileiros sentem mais falta de sair de casa (50%), da
liberdade (47%) e das interações sociais. Ou seja, o enclausuramento tem
afetado a maioria. Com isso, as atividades dos entrevistados pelo Barômetro se
dividiram entre o escapismo e o crescimento pessoal: 48% estão dormindo mais,
44% estão lendo mais, 43% estão focando no desenvolvimento pessoal e 36% estão
evitando os noticiários.
“Estamos vivendo uma crise sem precedentes, portanto é de se
esperar que as pessoas tenham comportamentos variados”, afirma Valkiria Garré,
CEO de insights da Kantar. “Nada sobre a COVID-19 é previsível, daí a
importância de as empresas entenderem essa nova realidade com dados, para assim
ajudarem da melhor forma possível.”
Mesmo sem previsão para uma transição para uma realidade
pós-coronavírus, os brasileiros já sabem o que farão quando o isolamento social
acabar.
O papel das redes sociais
Durante a quarentena, o Brasil foi o país latino-americano que
mais usou as redes sociais com humor e positividade para encarar a pandemia:
45% dos brasileiros usuários desses canais usam memes e fazem piadas; 32% fala
sobre o dia a dia da pandemia; apenas 9% expressa medo sincero.
“Isso pode ser um sinal cultural de como lidamos com nossos
problemas ou mesmo como os brasileiros estão lidando com as decisões tomadas
pelo governo em relação à pandemia”, diz Valkiria.
Sobre o Barômetro COVID-19
A pesquisa foi realizada online com 500 brasileiros com 18 anos ou
mais entre os dias 13 e 16 de março (primeira onda), 27 e 31 de março (segunda
onda), 13 a 16 de abril (terceira onda) e 24 a 28 de 2020 (quarta onda). A
versão completa conta com 17 questionamentos sobre hábitos dos entrevistados
relacionados à pandemia. Ele foi feito em 30 mercados com mais de 25 mil
consumidores. Entre os temas abordados estão: atitudes dos consumidores;
hábitos de mídia; hábitos de viagem; impacto nos comportamentos de compra
online e off-line; e expectativas em relação às marcas.
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