Pesquisar no Blog

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Exercícios aeróbicos são antídotos de diabetes


Não bastam apenas remédios e acompanhamento médico. Depois de identificada a diabetes, os exercícios físicos entram como principais aliados na luta contra os efeitos da doença. Mauricio Rossi, personal trainer conta que o exercício físico melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, reduzindo muitas vezes as doses dos medicamentos utilizados e ajudando a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração.

"Considerando que o exercício físico age como um "medicamento" a ser utilizado pelo diabético, cada pessoa terá que ter a sua "dose ideal". Genericamente, é recomendado cerca de 30 a 60 minutos de exercícios por dia, de cinco a seis vezes por semana, de intensidade leve a moderada", fala.
Os aeróbicos, como a caminhada e a corrida, melhoraram o aproveitamento da glicose reduzem a chamada gordura visceral que é aquela encontrada ao redor de órgãos como coração, fígado e rins e esses aceleram o metabolismo utilizando a glicose como principal fonte de energia.

"Na diabetes tipo 2 o organismo não responde à insulina como devia e não produz insulina convenientemente. Isso tem como resultado a subida anormal e progressiva dos níveis de "açúcar" no sangue (glicemia). A grande diferença entre essa e a diabetes tipo 1, é que o pâncreas deixa subitamente de produzir insulina. Isso faz com que a subida do açúcar no sangue seja súbita e muito exagerada. Além disso, a falta absoluta de insulina dá origem à produção de substâncias tóxicas no organismo, os chamados "corpos cetônicos", que dão mal-estar e náuseas. Como não há qualquer produção de insulina, a única forma de tratamento é administrar insulina".

Por isso, é importante salientar que a dieta controlada é fundamental nesses casos para o controle e prevenção. "É essencial evitar doces oriundos da cana de açúcar, assim como os carboidratos simples aqueles que utilizam em suas bases farinha branca, pois esses se transformam em glicose rapidamente - ou seja - em açúcar", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados