- Ativação no metrô de São Paulo e no ambiente
digital busca gerar awareness sobre a existência de diferentes tipos de
asma e importância de seguir o tratamento crônico em campanha assinada
pela McCann Health
- Pesquisa aponta que 47%
dos pacientes de asma não fazem uso regular de medicamentos para prevenir
crises
Para gerar awareness sobre os diferentes tipos de asma, combatendo a dificuldade no diagnóstico e a importância de seguir o tratamento crônico, a AstraZeneca está lançando a campanha “Descubra EOS”, com destaque para a asma grave eosinofílica, um tipo de asma não-alérgica e que atinge principalmente adultos.
Para
tornar a ação mais próxima da população, foi convidado o artista plástico
Felipe Yung, portador de asma, para desenvolver um painel que ficará exposto na
estação Paraíso do metrô de São Paulo entre os dias 21 de maio e 21 de junho,
ao lado de um vídeo contando um pouco da sua história, sua relação com a asma e
como ela impacta a sua arte. O vídeo também ficará exposto no site oficial da
campanha. Felipe Yung, mais conhecido como “Flip”, é um artista que fez seu
nome nas ruas de São Paulo, imprimindo seu estilo em painéis de grafite por
diversas regiões da cidade.
Associado à campanha, foi realizada a
pesquisa “A asma na visão e na vida dos brasileiros”², realizada pela Abril
Inteligência com apoio da AstraZeneca, da ASBAI (Associação Brasileira de
Alergia e Imunologia), SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia)
e GINA (Global Initiative for Asthma) by Fundação ProAr.
O desconhecimento sobre quais são os sintomas, causas e
tratamentos da doença é grande entre quem não tem a doença, e até mesmo entre
os portadores de asma. Entre os não asmáticos, 49% afirmaram sentir algum
sintoma associado ao diagnóstico da asma, mas mesmo assim não procuraram um
médico².
Diante de uma crise, 70% dos que não tem asma
afirmaram não saber o que fazer com um paciente no caso de uma crise, número
que passa para 32% entre os portadores da doença. Além disso, apesar de 31% dos
pacientes afirmarem que consideram estar com a doença totalmente controlada,
grande parte segue relatando sintomas persistentes e característicos de uma
crise, como dificuldade para respirar, tosse e chiado².
A asma é uma doença caracterizada por uma
inflamação crônica das vias aéreas, tendo a falta de ar, chiado e aperto no
peito, respiração curta e rápida como principais sintomas, que costumam ser
piores à noite ou pela manhã, e são desencadeados, com frequência, pela prática
de exercícios físicos, exposição a alérgenos, poluição ambiental e mudanças
climáticas.
A
campanha durará cinco meses e contará com o site www.descubraeos.com.br,
além de investimento em mídias sociais, google adwords e mídia programática.
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