Aplicativo facilita a aproximação entre
empreendedor e consumidor
A
popularização das redes sociais e principalmente dos aplicativos de mensagens,
como o WhatsApp, impactaram diretamente o setor de vendas diretas e aproximaram
empreendedores independentes e consumidores.
Dados
do próprio WhatsApp mostram que no Brasil há mais de 120 milhões de usuários
ativos do aplicativo. Outro estudo apontou que de um universo de 2 mil
entrevistados, 96% usavam o WhatsApp. Destes, 93% utilizam o aplicativo todo o
dia.
Para
algumas empresas de vendas diretas, o WhatsApp já corresponde a cerca de 80% do
volume de vendas, ou seja, estes números comprovam a tese de que o aplicativo
já é usado como ferramenta fundamental para alavancar vendas, mas ainda há um
enorme mercado em potencial a ser explorado.
“A
tecnologia já é usada como aliada da força de venda e a tendência é que o uso
do WhatsApp cresça cada dia mais. A facilidade proporcionada pelo aplicativo
traz ainda mais praticidade ao setor”, fala Adriana Colloca, presidente
executiva da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas).
A
venda direta continua sendo feita por meio do relacionamento. A confiança entre
empreendedor independente e consumidor segue como ponto-chave da venda, mas o
WhatsApp proporciona facilidade na comunicação e praticidade no contato com os
clientes.
Como
toda ferramenta de trabalho, o aplicativo requer alguns cuidados básicos para
garantir seu uso satisfatório.
Veja
5 dicas para usar o WhatsApp como aliado das vendas diretas:
Bom
senso – ninguém gosta de ser
bombardeado com informações invasivas. Tome cuidado com as ofertas enviadas
para não sobrecarregar o consumidor.
Conteúdo – oferecer o produto por oferecer não é mais a
estratégia correta. Disponibilize também conteúdo informativo como vídeos e
áudios com os benefícios dos produtos ofertados.
Atendimento – o foco da relação continua sendo o cliente, por
isso o atendimento deve ser personalizado e único.
Agilidade
– o WhatsApp pede que as respostas sejam rápidas,
claras e eficientes. Se o consumidor entra em contato por meio do aplicativo,
ele busca uma informação com rapidez.
Disponibilidade – como os ganhos no setor de vendas diretas são
proporcionais ao esforço empreendido, a flexibilidade de horários pede que o
empreendedor independente esteja disponível no horário que o consumidor desejar.
Além
de facilitar o processo de venda, o WhatsApp agiliza o contato de líderes com
os participantes das equipes e muitas vezes é usado para transmitir materiais
de treinamentos que são ministrados por meio da internet.
Congresso Nacional de Vendas Diretas
Nenhum comentário:
Postar um comentário