Chega o final de ano e é sempre assim:
as pessoas se reúnem à mesa para brindar com amigos, familiares e colegas de
trabalho o ano que está acabando e para desejar que o período que está por vir
seja melhor. Mas muitos dos cuidados – ou a falta deles – se repetem, seja em
casa ou nos restaurantes. O resultado disso pode ser uma intoxicação alimentar
– ruim para as pessoas, ruim para os estabelecimentos, que correm o risco até
de fechar as portas em razão das possíveis ocorrências.
O médico veterinário, sanitarista e
diretor da ProAli Segurança de Alimentos, o Dr. Paulo Sallum, dá todas as dicas
para que as festas de final de ano sejam só alegria.
- Na hora de preparar cardápio de
Natal, seja no restaurante ou em casa, é preciso pensar nos pratos que os
convidados gostam. Tenha cuidado com os temperos. Nem todo mundo tem a mesma
sensibilidade com o paladar para determinados temperos. Cuidado com as
suscetibilidades individuais. Se for receber amigos , é interessante
perguntar se alguém tem algum tipo de alergia a glúten ou lactose. “Fique de
olho na composição e nos rótulos dos produtos”, diz o Dr. Paulo Sallum.
- Ao preparar alimentos de origem
animal, mantenha-os em conservação adequada: em temperatura quente. Mesmo
quando o assado estiver pronto, deixe-o no forno com temperatura mínima de 60
graus, até servir. Desta forma , a qualidade dos alimentos será mantida.
- O grande cuidado é com o final da
ceia – com as sobras, de peixe, bacalhau, frango, por exemplo. Muitas vezes
esses pratos permanecem à mesa até o dia seguinte, para a nova refeição. A
grande incidência de intoxicações alimentares acontece exatamente por conta da
ingestão das sobras nas ceias que ficam fora da geladeira. As pessoas bebem
demais e vão dormir, se esquecendo dos cuidados com os alimentos.
- Caso os alimentos (sobras) sejam
deixados à mesa, para reaproveitá-los, é necessário fazer novo tratamento
térmico. Ou seja, é preciso que eles sejam reaquecidos, com tratamento térmico
acima de 65 graus. O uso de microondas não é indicado nestes casos. O que
sobrou do peru, frango ou tender, pode ser desfiado, por exemplo e, com isso,
dar lugar a outra receita. Quando for reaquecido, a contaminação será
eliminada. É preciso usar a criatividade na cozinha e se livrar da
contaminação.
- Para preparar qualquer produto que
venha congelado – uma ave por exemplo, a primeira coisa a fazer é descongelar
programadamente. É preciso tirar do congelador e colocar numa vasilha, na parte
de baixo da geladeira, por um período entre 12 e 18 horas, ainda na embalagem.
Quando o item é descongelado fora da geladeira, sem programação, os líquidos e
temperos que estão no produto vão sair também. Não se pode fazer o
descongelamento em temperatura ambiente, a não ser que o alimento fique no
máximo duas horas nesta condição antes de ser preparado, manipulado.
- Outra prioridade é higienizar e lavar
bem os legumes – principalmente os verdes, como salsinha, cebolinha, coentro,
alecrim e temperos. Antes de serem utilizados, devem ser higienizados com
produto à base de hipoclorito de sódio (mata as bactérias). Os itens devem ser
colocados em água com uma medida de hipoclorito de sódio indicada pelo
fabricante do produto. Depois disso, antes de usar os produtos, é preciso que
sejam lavados.
- Os legumes crus também demandam
cuidados. O ideal é deixá-los meia hora em solução de bicarbonato de sódio, que
ajuda a limpar os excedentes de agrotóxico dos alimentos – ou diminuir a
quantidade dos resíduos.
- Não dê sobras de comida de Natal para
os bichos de estimação. Os animais não estão acostumados com o tempero e tipo
de carnes que são servidos na festa, como pedacinhos de tender, peixe,
bacalhau. Eles podem apresentar diarréia, vômito e passar mal.
- É preciso que o consumidor fique
atento à qualidade dos alimentos durante as comemorações em bares e
restaurantes. Alguns têm churrasquinho na porta, assim como o petisco e
comidinhas oleosos demais. E ainda há os que fazem o reaproveitamento de sobras
de outras mesas. Fuja desses lugares.
- Para os restaurantes: é preciso ficar
atento à limpeza dos banheiros, assim como à apresentação dos
funcionários. Mas o mais importante é a grande responsabilidade de manter
a qualidade dos produtos com higiene e respeito ao consumidor.
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