Empresas e
profissionais de TI evoluem o conceito de trabalho remoto e passam a repensar
onde, como e quando devem trabalhar para aumentar a produtividade e qualidade
de vida
As novas tecnologias estão transformando
completamente os ambientes de trabalho. De acordo com uma pesquisa encomendada
pela Microsoft ao Ibope Conecta, para 85% dos profissionais brasileiros, a
experiência de realizar uma reunião remotamente já não deixa nada a desejar em
relação aos encontros presenciais. Segundo o estudo, a flexibilidade de horário
(68%) e a possibilidade de fazer home office e/ou trabalhar a partir de
outros ambientes que não necessariamente o escritório (62%) ocupam o topo da
lista de elementos que mais caracterizam um ambiente de trabalho moderno.
Para acompanhar essa transformação, a Impulso, ecossistema de serviços para
potencializar times de tecnologia, e a Officeless,
criaram a Impulso Remote, uma solução para ajudar empresas e times de TI a
adotarem o trabalho remoto de maneira prática e eficiente. Abaixo, a Impulso
Remote listou técnicas, ferramentas e hábitos para aumentar a produtividade,
dar visibilidade ao andamento dos projetos e promover o engajamento da equipe,
independente da localização.
Gerenciamento de tempo
Para realizar trabalho remoto, é imprescindível que
as pessoas saibam fazer uma boa gestão do tempo de suas atividades. Quando essa
variável é monitorada é possível conhecer a capacidade de produção de um time e
acompanhar as oscilações. Isso permite que ações sejam feitas sempre que uma
queda for identificada e torna muito mais simples reconhecer as oportunidades
de torná-la maior. Gestão de tempo é uma habilidade que pode ser desenvolvida,
e ferramentas, como o Timely e Toggl, ajudam a monitorar quais as atividades
são realizadas, definir os prazos e acompanhar o tempo gasto para realizar cada
uma delas e, assim, analisar o que está bom e o que pode melhorar com impacto
rápido no aumento de produtividade.
Horários
Defina uma carga horária a ser cumprida pela
equipe. Combinar qual o melhor horário para realização do trabalho é
fundamental. O mais comum é que seja em horário comercial convencional, mas
variações disso são totalmente possíveis desde que acordadas anteriormente e
que este acordo seja cumprido à risca, sem que o controle seja necessário,
fortalecendo uma relação de confiança.
Tarefas e Deadline
Em um trabalho home office, as maiores dúvidas e
preocupações de gestores e colaboradores estão relacionadas à avaliação do
trabalho. Uma ótima forma de evidenciar a produtividade é fragmentar um grande
trabalho em pequenas tarefas, estabelecer prazos e monitorar o estágio de
execução de cada uma das atividades. Uma ótima ferramenta para isso é o Trello
que tem, além de ótimas funcionalidades, uma usabilidade simples e intuitiva.
Comunicação
No trabalho remoto, a comunicação se dá,
principalmente, por três vias: e-mail, aplicativos de mensagens real time
e por videoconferências. A horizontalização de poder das organizações modernas
torna muito mais transparente e disponível o compartilhamento de informações,
até mesmo das decisões mais importantes. Portanto, ferramentas que registram
todo o histórico de interação entre a equipe é fundamental e elas devem estar
agrupadas em canais com assuntos específicos. A Rocket.Chat é uma das
ferramentas que facilita a comunicação entre os membros da equipe.
Reuniões
Um dos desafios do trabalho remoto é conseguir
definir quando é necessário convocar uma reunião de vídeo e quando é melhor
seguir com as mensagens trocadas nas ferramentas de texto. Organizações que
implementam o trabalho remoto tendem a olhar para a relação tempo e dinheiro
com mais atenção e é isso o que deve ser levado em consideração. Equacionar
sempre importância, urgência, número de envolvidos e complexidade do assunto
vai ser determinante para definir quando a chamada de vídeo deve ser o recurso
escolhido e quanto tempo será necessário reservar para tratar cada assunto.
Além disso, ferramentas de videoconferência como o Zoom são essenciais para
reuniões recorrentes de cada time de todas as áreas da empresa e versões pagas
permitem até mesmo a gravação na nuvem, o que facilita ainda mais o
compartilhamento das informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário