Aprender um segundo idioma se tornou indispensável
nos dias atuais, começando pelo inglês, um dos idiomas mais falados ao redor do
mundo, instaurando em uma grande quantidade de países como segunda língua. A
introdução das crianças na aprendizagem deste idioma, abre uma infinidade de
portas e de oportunidades futuras.
No entanto, muitas escolas não ensinam
de maneira suficiente uma segunda ou mesmo terceira língua. Isto implica em
dedicar mais tempo, deslocamento, dinheiro e outros tantos itens que acabam
deixando a aprendizagem de outro idioma em segundo plano.
Como estimativa, para matricular uma
criança em um Instituto Especializado, requer um investimento que ronda a casa
dos R$600,00 (uma aula por semana com 50 minutos de duração). No caso dos
menores (de 2 e 3 anos) pode requerer a presença de um responsável para
acompanha-los nas aulas.
Esta alternativa pode ser viável,
apesar dos custos que pesam o orçamento familiar. Além do esforço econômico, se
gera uma rotina de tempos e recursos que em alguns casos é difícil de
sustentar, considerando que as crianças também têm sua vida social, talvez
pratiquem algum esporte e, logicamente, os pais têm sua própria agenda de
trabalho e pessoal sempre sobrecarregada.
Outra possibilidade, é o ensino online,
o qual ganha cada vez mais força, sobretudo no caso de crianças que são
“nativos digitais” e encontram nestes métodos um canal mais natural e
interativo.
Plataformas online e aplicativos com
prestígio mundial como a Lingokids,
permitem que as crianças se entusiasmam rapidamente e pratiquem a dinâmica de
aprendizagem nos seus ritmos e no seu tempo. A plataforma oferece um mês grátis
para poder dimensionar o serviço, bastando baixar o aplicativo em modo teste.
Em caso de querer continuar, os custos
são mais que razoáveis (R$24 por mês). Enquanto a recursos e tempo não há que
levar em conta, uma vez que é possível utilizar o aplicativo a qualquer momento
a partir de um celular, um tablete ou um computador. Oferece a possibilidade de
que os pais supervisionem e participem da aprendizagem, também em seus momentos
disponíveis. Não requer deslocamento, nem se geram complicações nem atrasos
pelo trânsito ou questões de clima, por exemplo.
A tecnologia nos permite complementar o
ensino com potentes recursos gráficos e audiovisuais, com novas metodologias
que proporcionam ao aluno um contudo muito mais atrativo e inovador de acordo
com suas capacidades e preferências.
Para as crianças menores, recursos
digitais como vídeos de desenhos animados, “música chiclete” e jogos
educativos, conseguem captar e manter sua atenção durante mais tempo e de um
modo muito mais eficaz que com aulas ou métodos mais tradicionais.
Como visto, incorporar as ferramentas
tecnológicas à aprendizagem das crianças é uma grande oportunidade para
otimizar recurso e oferecer-lhes acesso à novas habilidades de uma maneira
lúdica e divertida.
Disponível para iOS e Android
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