Canais diretos com
os candidatos têm adesão de apenas 12% dos entrevistados
Na hora de se informar para escolher o novo
presidente do país, os brasileiros preferem os meios tradicionais. Em pesquisa
realizada pela Ipsos, 48% dos entrevistados consideram que os debates na TV
trazem informações mais importantes do que os demais meios. Proporção parecida
dos entrevistados (47%) escolheu a propaganda eleitoral na TV como meio
mais importante na hora de decidir em quem votar para presidente. A opinião de
amigos e familiares ficou em terceiro lugar com 23% da preferência.
Grande aposta dos candidatos com pouco tempo de
propaganda gratuita, os meios digitais apareceram depois da TV. Notícias de
portais e comentários nas redes sociais tiveram a preferência de 14% dos
entrevistados seguidos por propaganda eleitoral no rádio (9%), comentários nos
aplicativos de mensagens instantâneas (5%) e vídeos no Youtube (4%). Os
entrevistados puderam escolher até três opções.
“Apesar da riqueza de informações da internet, o
principal canal de informação para a decisão de voto continua sendo a TV, tanto
pela importância dos debates quanto pela propaganda eleitoral. Mas existe uma
diferença na influência declarada dos meios entre os diversos recortes
demográficos. Quanto maior a escolaridade, menor o peso da propaganda eleitoral
na TV e maior o peso dos debates como influenciador. Para esse público, as
notícias de portais de internet ganham mais força”, comenta Danilo Cersosimo,
diretor de Opinião Pública na Ipsos.
Os canais diretos com os candidatos não são uma
escolha da maioria dos eleitores. “A proporção dos que seguem algum candidato
nas redes sociais é pequena (12%). Entre os que não seguiam na ocasião da
pesquisa (82%), apenas 5% pretendiam passar a seguir algum candidato até as
eleições, um indicativo de baixo engajamento, considerando a proximidade do pleito”,
afirma Cersosimo.
Os debates e a propaganda eleitoral que são
exibidos na TV são, declaradamente, os meios de maior influência com 52% e 36%
das menções, respectivamente. São também os de maior audiência. “Isso aponta
para uma relativização do poder da internet nas eleições, já que os muitos
ainda associam as informações para a decisão de voto à televisão”, conclui o
executivo.
A Ipsos entrevistou 1.200 pessoas em 72 cidades das
cinco regiões do país de 1º a 11 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos
percentuais.
Ipsos
Ipsos Brasil - New, Fresh & Digital https://youtu.be/AWD_nwkXrpM
Ipsos Brasil – Diferenciais https://youtu.be/gSWOO5KunKI
Ipsos Brasil – Curiosidade https://youtu.be/eEm9dve420s
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