Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Sete dicas da Boa Vista, para proteger seu cartão de crédito


É preciso ter alguns cuidados ao utilizar o cartão de crédito, e assim evitar possíveis fraudes


Ao utilizar o cartão de crédito é necessário tomar alguns cuidados para evitar cair em golpes, como a clonagem, que possibilita ao golpista fazer compras usando os dados do cartão, e que pode causar muitos problemas.

Para ajudar você na prevenção de casos como esse, a área de Serviços ao Consumidor da Boa Vista preparou algumas dicas para que use o cartão de crédito com mais segurança.


1.    Compras pela internet
 
Verifique se sua administradora de cartão já possui a opção de cartão virtual. Muitas delas já oferecem esta opção, que nada mais é do que um número de cartão criado em tempo real para ser utilizado em apenas uma compra. 


2.    E-mails ou websites suspeitos
 
Tome cuidado com o phishing (uma fraude on-line utilizada para capturar dados pessoais e bancários, incluindo senhas), que acontece quando o usuário recebe e-mails enganosos ou endereços de sites falsos, e que normalmente prometem prêmios ou solicitam atualização bancária. Evite abrir e clicar nos links e sites deste tipo. Mantenha o antivírus sempre atualizado no computador ou smartphone, e nunca envie dados sensíveis de cartão de crédito (número, senha, código de segurança e validade) por e-mail, chat ou mensagem de texto – na dúvida entre em contato com a administradora do cartão antes de realizar o recadastramento de alguma informação.


3.    Nunca forneça informações por telefone ou e-mail
 
Não informe seus dados aos atendentes ao receber ligações ou mensagens em aplicativos. A recomendação é apenas confirmar as informações dadas pelo atendente.

4.    Confira sempre a fatura do cartão
Lembre-se de sempre acompanhar a fatura do seu cartão e conferir se as compras condizem com seu histórico do último mês. Se possível, instale o aplicativo do cartão no celular e ative notificações via SMS, para ver as transações que são efetuadas no seu cartão e nos adicionais.

5.    Comunique em caso de viagens internacionais
Para evitar bloqueios e inconvenientes com o cartão de crédito durante uma viagem, informe com antecedência ao banco ou à administradora do cartão. 


6.    Não empreste ou compartilhe senhas
 
Evite entregar seu cartão ou seus dados para outras pessoas, mesmo que de confiança. Os cuidados que você toma para proteger o seu cartão podem não ser tomados por terceiros.


7.    Não entregue seus cartões, mesmo que inutilizados
 
Bancos e operadoras de cartão não solicitam a devolução do cartão e nem a retirada deste material na residência. Se receber uma ligação com uma solicitação deste tipo, desconfie! E não dê informações sobre seu cartão ou conta bancária. A melhor forma de inutilizar um cartão é cortando em vários pedaços, especialmente, o chip.


Atenção!
 
Se, mesmo seguindo todas essas dicas, acontecer a clonagem ou fraude, entre em contato imediatamente com a empresa administradora do cartão. Informe as compras que você não reconhece, solicite o bloqueio e um novo.
 

Educação Financeira da Boa Vista 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados