Pesquisar no Blog

sábado, 29 de setembro de 2018

Dia Mundial do Coração: saiba como se prevenir de doenças cardiovasculares


Especialista ressalta que alimentação saudável, avaliações médicas regulares e exercícios físicos são ótimas opções para evitar doenças cardíacas


De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Estima-se que cerca de 17 milhões de pessoas sofrem de problemas no coração. No Brasil, 300 mil pessoas têm infarto todos os anos, sendo que em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal, segundo o Ministério da Saúde.

Com o intuito de prevenir a população contra estas doenças, a dra. Nádia Carnieto, cardiologista da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) dá algumas dicas importantes. “Com a prevenção podemos evitar complicações indesejáveis como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, doenças da aorta, derrame cerebral, arritmias e até mesmo o óbito”, ressalta.

A profissional também afirma que o colesterol elevado pode acarretar no acúmulo de gordura nas artérias do coração. “Este processo é gradativo até que ocorra um infarto. Trata-se de um vilão silencioso”, afirma a médica.

Os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares seriam diabetes, hipertensão arterial sistêmica, sedentarismo, colesterol alto, obesidade, histórico familiar de doença arterial coronária, tabagismo e estresse. “É recomendável que o paciente sem fator de risco ou sintoma realize o check-up aos 35 anos. Caso tenha algum fator de risco ou mais, deve fazer o mais precoce possível. É importante procurar um cardiologista para ter conhecimento dos seus fatores de risco e dar continuidade a sua prevenção”, reforça a profissional.

Confira abaixo as principais dicas da especialista para evitar doenças cardíacas:

  • Evite o consumo de bebidas alcóolicas e sal em excesso;

  • Abra mão de dietas ricas em gorduras e carboidratos e invista em uma alimentação saudável e balanceada;

  • Faça atividades físicas com orientação médica. É recomendado que o paciente faça uma avaliação cardiológica antes de iniciar atividades físicas, principalmente se for sedentário;

  • Evite o tabagismo.




FIDI





Testes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados