Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Dia Mundial da Retina alerta para cuidados acerca de doenças ligadas à visão


 O próximo dia 29 marca conscientização sobre doenças degenerativas causadas pela idade e também devido à genética e a retinopatia diabética a importância dos cuidados, prevenção e maneiras de inclusão das pessoas de tais enfermidades


A Associação Retina Brasil, formada por pacientes com doenças ligadas à retina e que colabora na busca por informação e tratamentos para as doenças degenerativas da retina, chama a atenção para o próximo dia 29 de setembro como o Dia Mundial da Retina, para conscientizar sobre doenças cada vez mais comuns, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade, Retinopatia Diabética Retinose e também para as doenças consideradas raras que é o caso da Retinose Pigmentar, Doença de Stargardt, Síndrome de Usher, Amaurose Congênita de Leber e Síndrome de Bardt Biendt.

A Retina Brasil é filiada à Retina Internacional, organização não governamental que tem como objetivos principais informar e conscientizar sobre as doenças degenerativas da retina e incentivar as pesquisas que visam encontrar o tratamento para essas doenças.

No Brasil estima-se que uma a cada 4 mil pessoas possua alguma das doenças consideradas raras relacionado à retina no Brasil. Tratando-se de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), aproximadamente 3 milhões de brasileiros acima de 65 anos sofrem com a doença em estágios variados de evolução.

A associação foi fundada em 2002 e é formada por cinco grupos regionais, sendo: Retina Rio, Retina SP, Retina Ceará, Retina Minas e Retina Campos (RJ). Tanto o paciente, o familiar ou até mesmo o médico pode procurar o grupo regional mais próximo para acompanhar e ver de perto qual a melhor maneira de participar e contribuir para o aumento da conscientização sobre as doenças da retina no País. É possível se cadastrar preenchendo o formulário ou entrando em contato com a sede.


Doenças da Retina mais comuns:

DMRI: A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma das principais causas de perda visual a partir dos 50 anos. Mais de três milhões de brasileiros são afetados por essa doença. A DMRI resulta de uma degeneração na mácula (área central da retina responsável pela visão central) e A DMRI pode se apresentar de duas maneiras diferentes: a seca e a úmida (ou exsudativa).


Retinopatia Diabética: É uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. 

Quando os vasos comprometidos pela RD se rompem, o sangue e outros líquidos podem extravasar para os tecidos ao redor da retina e atingir a mácula (região central da retina), dando origem ao Edema Macular Diabético (EMD). 

Principal causa de cegueira entre a população ativa. Os sintomas podem variar de acordo com o estágio da doença, mas os mais frequentes são visão borrada, percepção de pequenas "moscas" voando, flashes e perda repentina da visão. 


Doenças raras da retina e seu caráter hereditário: Provenientes de herança genética, como a retinose pigmentar, a doença de stargardt, a coroideremia e a amaurose congênita de leber são bem menos numerosas que a retinopatia diabética ou a DMRI. Além de raras, essas doenças hereditárias são complexas e seu diagnóstico depende do conhecimento das mutações genéticas que acometem um paciente. Os sintomas que levam ao diagnóstico dessa doença são dificuldades na visão noturna, redução do campo visual lateral (na retinose pigmentar) ou central (na doença de stargardt), levando à dificuldade de andar na rua ou de ler (quando a visão central é atingida).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados