Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Nove milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva


 Dia Nacional do Surdo alerta para causas e tipos de perda auditiva.


Dificuldade para escutar é um problema menos incomum do que se imagina. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de nove milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no Brasil. Entre elas, 11% são jovens de até 19 anos.

Em 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, o Hospital Paulista, referência nacional em otorrinolaringologia, aproveita a data para reforçar a importância de realizar um acompanhamento médico desde a infância, além de ressaltar as principais causas e tipos da doença.

Entre as diversas causas que podem ocasionar a surdez estão a genética, hereditária e adquirida. Nestes casos, a deficiência pode ser classificada como neurosensorial, causada por danos ao ouvido interno ou no nervo que o liga com o cérebro, ou condutiva, na qual é detectada uma dificuldade de transmissão das ondas sonoras.

Já os estágios de perda de audição podem ser: leve, moderado, severo ou profundo. No último caso, apenas ruídos muito intensos, como o de uma turbina de avião ou do disparo de um revólver, são perceptíveis.

Quando a perda de audição é diagnosticada ainda na infância, o processo de reabilitação é mais eficiente. Crianças com problemas para escutar podem sofrer com déficit de aprendizado, além de terem problemas com relacionamentos e inserção social. Por isso, é importante que os pais levem seus filhos para realizar o “Teste da Orelhinha”.

Ao perceber qualquer tipo de alteração, exames audiométricos do tronco cerebral irão identificar a causa e a intensidade da surdez, possibilitando que seja feito o tratamento adequado. Com a intensificação dos sintomas, a criança deve ser acompanhada por um otorrinolaringologista, que indicará a necessidade do uso de uma prótese ou Implante Coclear.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados