Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Morrer de emoção: entenda como o organismo reage diante de um forte abalo

Cardiologista explica como ação natural do organismo pode resultar em arritmia ou infarto


Xuxa Meneghel usou sua rede social para contar que um fã argentino, Hernan Mondragon, faleceu após encontrá-la no aeroporto de Ezieza, em Buenos Aires. Segundo a apresentadora, o fã se emocionou, começou a passar mal e não resistiu. De acordo com a sua assessoria de imprensa, Hernan já sofria com problemas cardíacos.

Emoções fortes, positivas, como um encontro com o ídolo, ou negativas, como um assalto elevam o nível de estresse do organismo. De acordo com o cardiologista Diego Garcia, essas situações promovem a liberação de catecolaminas, como a adrenalina, que agem sobre o sistema cardiovascular aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca, além de ampliar a força de contração do músculo do coração. Esse processo faz parte do mecanismo protetor natural do organismo, conhecido como mecanismo de luta ou fuga.

"O problema pode ocorrer porque alguns pacientes têm alguma cardiopatia prévia (artéria obstruída, arritmias, etc) e não sabem que são portadores, muitas das vezes por não sentirem nada. As emoções fortes agem como gatilho nessas situações, provocando um Infarto Agudo do Miocárdio ou arritmia que podem ser fatais" afirma o especialista. Pessoas que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas como obesidade, tabagismo e sedentarismo também estão entre o grupo de risco.

Um estudo publicado no The Lancet, realizado por pesquisadores ligados a Hasselt University, na Bélgica, listou os principais gatilhos que podem causar o infarto. Entre as 700 mil pessoas analisadas, as emoções positivam representaram 2,4% dos casos de infarto e as negativas 3,9%.

Como não há maneira de controlar as emoções, é essencial estar sempre atento à saúde do coração. "Se tiver alguma doença cardiológica não deixe de tratá-la de forma adequada e seguir as recomendações do seu médico. Se ainda não tem, cuide para não ter praticando atividade física regular, se alimentando de forma saudável, realizando controle do peso, cessando tabagismo e gerenciando o estresse", indica Diego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados