Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Outubro Rosa: câncer de mama corresponde a 32% dos diagnósticos de tumores em mulheres no Estado de São Paulo


 Identificação precoce aumenta as chances de cura da doença, segundo especialista do InORP/Grupo Oncoclínicas
 

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, a doença que atingirá 59,7 mil mulheres brasileiras em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente no Estado de São Paulo, este tipo de tumor, que é o mais comum na população feminina, é responsável por 32,3% dos casos – com exceção ao câncer de pele não melanoma -, somando 16,3 mil diagnósticos este ano. 

"O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais neste órgão, formando o tumor. Há diversos tipos e estádios da doença que determinarão, inclusive, o tratamento mais indicado para combatê-lo", afirma Dr. Diocésio Andrade, oncologista e diretor técnico do InORP/Grupo Oncoclínicas. 


Prevenção

O especialista aponta que a mamografia é a principal medida de prevenção e diagnóstico precoce do tumor, sendo necessária a realização a partir dos 40 anos de idade. "Quando detectado no início, a neoplasia tem alto índice de cura. É fundamental o acompanhamento com um especialista", completa.

Outras medidas de qualidade de vida também auxiliam a prevenir o câncer de mama como prática regular de atividade física, alimentação saudável e bons hábitos – como não fumar e ingerir bebida alcoólica moderadamente.


Avanços no tratamento

Além do diagnóstico inicial da doença, a queda de cabelo temporária induzida pela quimioterapia é um dos efeitos colaterais mais comuns e emocionalmente angustiantes para o paciente oncológico. "Por ser o sinal mais visível do câncer, a condição impacta diretamente no tratamento, causando desistência e sentimentos como ansiedade e tristeza", comenta o oncologista Diocésio Andrade.

A nova tecnologia Crioterapia Capilar, no entanto, reduz a queda de cabelo em até 60% durante a quimioterapia - através do resfriamento do couro cabeludo - proporcionando mais qualidade de vida ao paciente. O InORP/Grupo Oncoclínicas é o único na região de Ribeirão Preto a disponibilizar a terapia aos pacientes oncológicos.


5ª Corrida Outubro Rosa

Para atingir o maior número de pessoas possível sobre a conscientização do câncer de mama, o InORP/Grupo Oncoclínicas realiza a 5ª Corrida Outubro Rosa, em Ribeirão Preto. O evento, que acontecerá no dia 21 de outubro, terá largada no estacionamento do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. As inscrições podem ser realizadas pelo site outubrorosa.net.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados