Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Oncofertilidade: Um pedacinho de esperança na luta contra o câncer


Especialista comenta sobre cuidados e técnicas disponíveis para a preservação da fertilidade durante o tratamento oncológico


Todos os dias enfrentamos situações que nos trazem algum aprendizado. Desde as menores coisas como um elogio no trabalho em um dia inesperado ou até mesmo uma doença, que chega avassaladora e nos faz redimensionar o sentido que damos para a vida. Mas, no fim das contas, independente do caminho pelo qual a vida nos conduz, é possível alcançar nossos objetivos.
Quem já recebeu um diagnóstico de câncer ou acompanhou um paciente, sabe que o medo e a incerteza, muitas vezes tomam conta e sonhos acabam se perdendo durante a batalha. Para muitos jovens que são surpreendidos pelo diagnóstico, uma das maiores preocupações é a formação de uma família, já que tratamentos quimio ou radioterápicos podem afetar a fertilidade de homens e mulheres.
O especialista em oncofertilidade do laboratório Fivmed, Dr. Aristides Manoel Bragheto, aproveitou a proximidade do mês de outubro, quando as atenções estão voltadas à prevenção da doença, e explicou que o desejo de ter um filho pode se manter vivo, já que atualmente, a medicina disponibiliza de técnicas que garantem a preservação da fertilidade em pacientes oncológicos. “Hoje, existem algumas técnicas que podem evitar problemas futuros, que vão depender tanto da dose da medicação ou radiação, quanto da idade e do local da radiação. Mas, é preciso considerar sempre a preservação da fertilidade dos pacientes, principalmente se forem jovens, uma vez que o risco de infertilidade pode ser alto”.
No Brasil o impacto dos tratamentos oncológicos na fertilidade dos pacientes ainda e pouco discutido. Por isso, a importância de informar a população sobre as possibilidades antes do início do tratamento. “Atualmente existem técnicas de preservação dos gametas bem estabelecidas, experimentais e em desenvolvimento, que são aquelas ainda não aplicadas na rotina clínica. Na maioria das vezes não é possível reverter os danos causados pelo tratamento oncológico. Em mulheres a situação é ainda mais complicada. Uma vez perdido os oócitos (óvulos) com o tratamento e a reserva folicular afetada, a paciente só poderá gerar um filho com oócitos doados, de outra mulher”, comenta Bragheto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados