Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Cérebros de pessoas com TDAH e instabilidade emocional compartilham mudanças estruturais, mostra estudo

As comorbidades do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem ter ligação com redução do volume cerebral e da região do córtex pré-frontal
 

Na prática clínica, é muito comum que crianças e adolescentes diagnosticados com o TDAH apresentem outros transtornos psiquiátricos ao mesmo tempo, chamados de comorbidades. Entre os mais prevalentes estão os Transtornos de Conduta ou de Personalidade. Há muito tempo, observa-se que o TDAH, em geral, também causa dificuldades na regulação das emoções.

Algumas teorias foram propostas, como a disfunção no controle de processamento das informações. Mas, um estudo feito por um dos mais respeitados centros de pesquisa do mundo, o Instituto Karolinska, que fica na Suécia, apontou que há características compartilhadas entre o TDAH e os transtornos de conduta e de personalidade, como redução considerável do volume cerebral, da área da superfície do córtex pré-frontal e do cingulado anterior. E essas características na morfologia do cérebro afetam, exatamente, a regulação das emoções.

O estudo, publicado jornal Molecular Psychiatry, no foi feito com base em exames de imagem do cérebro de 1093 adolescentes, além de testes comportamentais. Todos tinham diagnóstico de TDAH e/ou Transtornos de Conduta e Personalidade. Tanto no TDAH, quanto nos outros transtornos, o cérebro apresentava alterações semelhantes em áreas sobrepostas. Os pesquisadores também encontraram mudanças cerebrais relacionadas aos sintomas do TDAH em pacientes com transtornos de conduta e vice-versa.
 

Opinião da especialista
 
Segundo a neuropediatra Dra. Andrea Weinmann, o estudo é muito importante, pois aponta que estes transtornos envolvem mecanismos cerebrais subjacentes.

“Essa é uma pista relevante quando pensamos no diagnóstico. Muitas vezes, as queixas dos pais são mais voltadas para a hiperatividade ou para a impulsividade, deixando pouco espaço para como a criança ou o adolescente lida com as emoções. Isso pode afetar o tratamento, como também causar grande sofrimento, tanto para o paciente, quanto para família”.

“A partir deste estudo e dos conhecimentos que temos hoje, será preciso avaliar de uma forma mais ampla o paciente, analisando de forma mais profunda a regulação das emoções. Outro ponto é que a pesquisa ajuda a reforçar a importância da psicoterapia e de outras formas de terapia para ajudar as crianças e os adolescentes a lidarem melhor com os aspectos emocionais”, comenta Dra. Andrea.
 

Um pouco mais sobre o córtex pré-frontal
 
Como o próprio nome diz, o córtex pré-frontal é a região do cérebro localizada na parte da frente da cabeça. É umas das áreas cerebrais mais importantes, pois é responsável pelas funções executivas.

O que é isso? São as funções que regulam nossa atenção, organização, que ajudam a controlar nossos impulsos, a encontrar soluções para os problemas, a sentir e a expressar nossos sentimentos, entre outras. Qualquer dano nessa estrutura cerebral pode afetar as funções executivas, ligadas à cognição, à emoção e à socialização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados