Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Dia Internacional do Idoso alerta para prevenção e tratamento de doenças oculares


• H.Olhos – Hospital de Olhos aproveita data para alertar sobre a importância de consultar um oftamologista na melhor idade

• Catarata é principal patologia que atinge os olhos de pessoas com mais de 50 anos


Na próxima segunda-feira, 1º de outubro, será celebrado o Dia Internacional do Idoso, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de reforçar a importância de cuidar da saúde na melhor idade. Nesta fase da vida, doenças oculares são comuns e surgem por conta do envelhecimento do corpo, tornando necessário realizar visitas anuais ao oftalmologista para garantir uma melhor qualidade de vida, além de prevenir, corrigir e detectar precocemente estes problemas.

De toda a população brasileira, estimada em 207 milhões de pessoas, cerca de 13% são idosos. Em 2060, a previsão é que este valor quadruplique. Por isso, o H.Olhos – Hospital de Olhos, referência no tratamento ocular, reforça a importância de promover uma discussão e orientar a população sobre as causas e efeitos de doenças nos olhos que se manifestam pelo avanço da idade.
Em 2017, a instituição atendeu 423.524 pacientes e realizou 23.965 cirurgias no ano, sendo 20,5% (4.907) dos procedimentos em pessoas com mais de 60 anos.


Envelhecimento dos olhos

A catarata é a patologia ocular mais comum entre as pessoas com mais de 50 anos, representando cerca de 47,8% dos casos de doenças oftalmológicas. O problema é causado por conta do envelhecimento do olho e é caracterizado pela opacidade do cristalino, podendo ocasionar uma perda de visão ou, até mesmo, cegueira. Entretanto, existem tratamentos específicos para curar a doença e garantir que os olhos continuem funcionando de forma saudável.

Segundo o Dr. Renato Magalhães Passos, oftalmologista e especialista em retina do H.Olhos – Hospital de Olhos, o procedimento para a retirada da catarata é indolor, rápido, além de não haver necessidade de internação. “Existem duas técnicas, a facoemulsificação, que rompe o cristalino opaco por meio de um aparelho de ultrassom; e o laser de Femtosegundo, que possibilita uma cirurgia precisa, segura e sem a utilização de bisturis. Neste segundo procedimento, um tomógrafo fornece imagens em tempo real e indica os lugares onde é necessário realizar as incisões. Assim, é possível retirar o cristalino, que é substituído por uma lente”, explica.


DMRI – Degeneração Macular Relacionado à Idade

Outra doença comum é a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), que afeta a retina e desenvolve um processo degenerativo da mácula. Essa região dos olhos define formas, cores e 90% das informações visuais que são transmitidas para o cérebro. Podendo atingir um ou os dois olhos, a patologia pode se manifestar de forma seca ou úmida, ocasionando uma baixa da visão de forma lenta e gradativa no primeiro caso. No segundo, o processo acontece de forma mais rápida e intensa, formando vasos anormais que causam hemorragia e, consequentemente, uma perda considerável da visão.

"Em casos de DMRI seca, é necessário realizar um acompanhamento com especialista e fazer uso de medicamentos antioxidantes, que possuem vitaminas, minerais e evitam o avanço da doença. Na forma úmida, que é mais grave, é preciso realizar a aplicação intraocular do medicamento a fim de tratar os vasos anômalos", reforça o médico.

O próprio paciente pode realizar um processo de suspeita diagnóstica da doença através da tela de Amsler. A imagem consiste em um quadriculado com um ponto central, e pode ser usada para verificar se os olhos detectam alguma deformidade nas linhas.

Confirmando qualquer alteração, é necessário fazer uma visita ao oftalmologista, que realizará um exame de angiofluoresceinografia. O procedimento se trata da aplicação de um corante endovenoso para avaliar a circulação. Outra possibilidade é a tomografia de coerência óptica, conhecida como OCT, que avalia as camadas da retina e detecta possíveis atrofias, hemorragias e vasos anômalos.


Qualidade de vida

É muito importante que os idosos realizem consultas regulares com um oftalmologista, pois existem outras doenças, como diabetes e hipertensão arterial, que também podem ocasionar patologias oculares. Além disso, exercícios físicos e boa alimentação são fundamentais para garantir a saúde dos olhos e, claro, de todo o corpo, fazendo com que ele funcione bem e em harmonia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados