Gestora
de carreiras revela o segredo para viver uma vida profissional o mais longe
possível de irritações na rotina
Quem possui uma rotina agitada, precisa tomar muito
cuidado com pequenas atitudes, para não ser consumido pelo stress do dia-a-dia,
pois isso pode afetar fisicamente o seu corpo e a sua saúde, causando picos de
pressão, ansiedade e até depressão. O trabalho pode abalar a estrutura
emocional de uma pessoa, mas segundo a gestora de carreiras, Madalena
Feliciano, há regras básicas que podem diminuir consideravelmente esse efeito.
“O profissional já tem que lidar diariamente com o
stress causado pelo próprio trabalho - deadlines, responsabilidades, clientes e
muitos outros - por isso, deixar que a convivência com colegas também afete sua
sanidade é a última coisa que deve acontecer no escritório”, comenta a
especialista.
Quando o problema do seu stress é o cansaço, a
sugestão de Madalena é o diálogo. “É comum nos depararmos com profissionais
exaustos, que acumulam cada vez mais funções e, por causa disso, ficam mais
estressados e vulneráveis emocionalmente. Quando for esse o seu caso, converse
de forma sutil com o seu chefe e exponha a sua situação”, comenta a coach.
odutivo e stress free. Confira:
1.Entre em um bom ritmo logo cedo: “Ao acordar,
reserve cinco minutos para você levantar e se alongar, sempre que puder.
Escolha sua trilha sonora e garanta o bom humor para o dia. A música tem o
poder de transformar os sentimentos, por pior que seja o seu dia. Ouvir uma
música de que você gosta pode ajudar a aumentar o foco e a concentração no
trabalho, e, além disso, deixa o clima mais leve”, exalta Madalena.
2.Tenha postura ao trabalhar: “Ao chegar no
escritório, confira se a sua cadeira está na posição correta antes de começar a
trabalhar - a melhor postura é com os joelhos formando um ângulo de 90 graus e
os pés inteiros apoiados no chão. Os braços e ombros devem ficar relaxados
quando você usa o teclado. Com o passar das horas, policie-se para manter as
costas retas e o corpo virado para a frente. Evite sentar sobre uma das pernas,
pois isso reduz a circulação e pode chegar a dar dores”, explica.
3.Faça pequenos breaks: “Os olhos e a mente
precisam de descanso, por isso, de hora em hora, levante-se e alongue o corpo
novamente, ande pelo escritório, converse com um colega brevemente e abstraia
um pouco, antes de voltar às suas atividades. Distrair-se é preciso. Ler alguma
matéria interessante, por exemplo, não irá afetar o seu desempenho. Só é
preciso ter bom senso e não deixar o trabalho em segundo plano. Parar alguns
minutos de manhã e à tarde ajudam a tornar o trabalho menos estressante”,
aconselha a coach.
4.Faça lanchinhos: “Tenha sempre na sua mesa alguns
lanches saudáveis para não ficar com muita fome entre as refeições principais -
frutas, barrinhas de cereais, iogurte e sanduíches naturais são boas pedidas.
Além de não precisar interromper o trabalho, a comida libera hormônios que
causam bem-estar. Ainda sobre a alimentação, o ideal é não comer nada muito
pesado no almoço, para evitar o sono e o stress causado por sua privação – e a
consequente queda de produção por isso”, ressalta Madalena.
Segundo a coach, a partir de o momento em que uma
pessoa vive em sociedade e trabalha em uma empresa que comporta mais pessoas –
independente da quantidade de profissionais – ela está predisposta a ter que
lidar com possíveis problemas e questões chatas que o emprego e a rotina
oferecem. Mas esse não é o fim do mundo. “Todos passam por problemas no
trabalho, desde a fofoca dos colegas, desmotivação, falta de estrutura da
empresa, às possíveis crises, etc. Porém, é preciso superá-las e não deixar que
elas tirem a harmonia de sua vida”, conclui a especialista.
Outliers
Careers
Madalena Feliciano - Gestora de Carreira
Rua Professor Aprígio Gonzaga, 78 - Térreo - São Judas, São Paulo - SP.
madalena@outlierscareers.com.br
www.outlierscareers.com.br
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