Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Sair de férias e voltar sem dívidas: é possível?




Um dos maiores desafios de grande parte das pessoas é voltar das férias sem estar com dívidas até o pescoço, seja com parcelas no cartão de crédito, seja com limite do cheque especial. Essa ainda é uma triste realidade, mas que pode ser revertida com algumas pequenas mudanças de comportamento, conseguidas por meio da reeducação financeira.

Esse é um ótimo momento para falar sobre o assunto e tomar algumas precauções, já que as férias de meio de ano estão chegando. Por serem férias escolares, muitos adultos tentam tirar alguns dias de descanso do trabalho para poder curtir em família. E não há nada de errado nisso, mas o perigo está em não se planejar para essa programação, gastando mais do que pode.

Então, o primeiro passo nesse momento é rever o orçamento financeiro. Ter ciência dos seus números é o grande segredo. Parece estranho dizer, mas muita gente não sabe qual é a renda mensal, especialmente aqueles que possuem renda variável, e muito menos no que anda gastando o dinheiro. Com essa análise, já dá para partir aos planos do que a família (casal ou indivíduo) irá fazer durante esses dias.

Após muitas pesquisas e negociações, se a situação financeira permitir, ótimo, só resta aproveitar e passar bons momentos juntos! Mas se estiver complicado, é importante rever a programação e fazer ajuste para que se encaixe no real padrão de vida. Até porque, dar o passo maior que a perna nesse momento é exatamente o que faz o que era pra ser diversão se transformar em preocupação pelos próximos meses.

Tudo passa pelo respeito à condição financeira em que se encontra, afinal de contas, todos sabem o quanto precisa trabalhar para conseguir o dinheiro que se recebe no final. Se, após analisar as contas, chegar-se à conclusão de que terá que parcelar tudo ou ainda correrão o risco de ficarem negativo no banco, recomendo que não a faça. É melhor fazer algo mais tranquilo por agora, para não deixar passar em branco e se planejar melhor para as próximas férias.

Para quem vai fazer alguma viagem, elaborei algumas orientações para agir com tranquilidade:

- Reúna a família para falar sobre a situação financeira, pois, quando todos estão cientes, fica mais fácil economizar;

- Inclua as crianças no planejamento da viagem. Acredite, elas compreendem muito mais do que imaginamos;

- Pesquise preço de pacotes de viagem e passagens de avião em, pelo menos, três lugares físicos e virtuais. Sempre consulte se possui milhas em seu cartão de crédito, pois isso ajuda a diminuir os gastos;

- Caso vá sair do país, é imprescindível adquirir a moeda local, na seguinte proporção: 80% em cartão pré-pago e 20% em espécie. É interessante cada membro da família ter o seu cartão com os limites já estabelecidos na conversa tida anteriormente;

- Levar no máximo dois cartões de créditos, com vencimentos próximos e posteriores à data da viagem. Informe a operadora de cartões para que saiba que estará fora do país durante esse período;

- Qualquer que seja a viagem, do total do valor gasto deverá levar uma reserva de 30% a 50% a mais, uma vez que imprevistos podem acontecer.



Reinaldo Domingos - educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Mesada não é só dinheiro, e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.
DSOP Educação Financeira
Av. Paulista, 726 - 12º andar - cj. 1205 - São Paulo - SP Telefone: (11) 3177-7800

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados