Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

JULHO VERDE - CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO




Aumenta a incidência de casos de tumores de cabeça e pescoço
causados pelo HPV

 Entidades de saúde que se dedicam às pesquisas a respeito dos tumores de cabeça e pescoço se mobilizam para a conscientização dos diferentes cânceres dessa região. A campanha é conhecida mundialmente como Julho Verde. Até bem pouco tempo, esses tipos de tumores - língua, céu da boca, faringe, laringe e amígdala - eram mais comuns entre homens com mais de 50 anos, fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas.

Porém, nos últimos anos, estão sendo diagnosticados em pessoas mais jovens, entre 30 e 45 anos. Estudos publicados em todo o mundo identificaram um dos principais agentes causador: o papilomavírus humano, o HPV. O microrganismo tem sido o causador de infecções que facilitam a formação desses tumores. Estima-se que de 25% a 50% das mulheres e 50% dos homens estejam infectados pelo HPV em todo o mundo.

Estudos apontam que em casos de câncer de amídala a incidência do HPV cresceu de 25%, registrados há 20 anos, para 80% nos dois últimos anos. Outras pesquisas revelaram que 32% dos casos de câncer de boca em jovens adultos eram em portadores do vírus HPV. O fato do HPV estar sendo associado a tumores na região da cabeça e do pescoço se deve possivelmente a práticas sexuais, nesses casos principalmente sexo oral. “O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele infectada e, muitas vezes, pode se esconder em áreas não cobertas pelo preservativo. A falta de higiene íntima e bucal aumenta o risco de transmissão do vírus e de desenvolvimento de tumores na região bucal”, diz o médico cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dr. Erivelto Volpi, também um dos coordenadores internacionais do Julho Verde pela  International Federation of Head and Neck Oncologic Societies.

No Brasil, as estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer mostram o aumento da incidência de câncer de cavidade oral e laringe em todas as regiões do Brasil. O consumo de cigarro e de álcool ainda são as principais causas dos cânceres e, nesses casos, os tumores levam de 15 a 30 anos para surgir, mas no caso do HPV a doença aparece em menor espaço de tempo.

Os sintomas mais comuns são verrugas que podem aparecer na garganta ou na boca, dificuldade para mastigar, rouquidão, dor na língua e mau hálito constante. A vacinação é a melhor forma de se prevenir. Sexo seguro, alimentação balanceada, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e uma boa higiene oral também são formas de prevenção.

Sobre Câncer de Cabeça e Pescoço - O câncer de cabeça e pescoço é a quinta neoplasia mais comum no mundo. A incidência global chega a 780 mil novos casos por ano. Segundo estudo realizado pelo INCA - Instituto Nacional do Câncer, em 2015 foram registrados no Brasil 11.280 novos casos de câncer de cavidade oral em homens e 4.010 em mulheres, além de 6.870 casos de câncer de laringe em homens e 770 em mulheres. O câncer de cabeça e pescoço pode atingir boca, garganta, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais e ao redor dos olhos. O câncer de cavidade oral, conhecido como câncer de boca, já é o quarto tipo mais frequente entre homens das regiões Sudeste e Nordeste, sem considerar os tumores de pele não melanoma.
Um dos grandes desafios é a realização do diagnóstico precocemente, pois, segundo estudos do INCA - Instituto Nacional de Câncer, 70% das pessoas com câncer de cabeça e pescoço são diagnosticadas tardiamente. Isso porque os sintomas são geralmente vagos. Porém, é preciso ficar atento aos seguintes sinais:

• Câncer de seios nasais: feridas que não cicatrizam, sangramento nasal ou obstrução nasal.
• Câncer de nasofaringe: nódulos ou massas no pescoço em 90% dos casos; otites crônicas, cefaleia, alterações neurológicas.
• Câncer de cavidade oral: feridas ou elevações que não cicatrizam, alterações dentárias, dificuldade em fixar próteses dentárias.
• Câncer de laringe: rouquidão, tosse.
• Câncer de orofaringe: nódulos no pescoço, dificuldade de engolir alimentos, dor no ouvido.



Dr. Erivelto Volpi – membro do comitê internacional da Campanha Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço (Julho Verde), da International Federation of Head and Neck Oncologic Societies. Dr. Erivelto é médico da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMUSP e cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados