Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de junho de 2016

Consumo de refrigerantes pode afetar a saúde bucal das crianças



 
Além do aumento de peso, a ingestão pode trazer sérios problemas na dentição infantil até a perda de dentes

É comum ver crianças ingerindo refrigerante, muitas vezes oferecido pelos próprios pais. Porém, o consumo de bebidas deste tipo oferece uma bomba calórica no organismo, já que contém muito açúcar e ácido fosfórico, substâncias que destroem o esmalte do dente, favorecendo ainda mais a formação de cáries e, se combinada com escovação inadequada, até a perda dental.

Segundo o cirurgião dentista e professor do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO), Dr.Sérgio Rocha Bernardes, o melhor para as crianças é substituir o refrigerante por sucos naturais e água. Entretanto, se for inevitável em alguma situação ou se quiser "abrir" uma exceção, é recomendável escovar os dentes logo após o consumo. "Fazer a higiene correta, com cremes dentais com flúor, ajuda a prevenir o aparecimento de problemas". 

Neste mês, grandes indústrias alimentícias decidiram não fornecer mais refrigerantes às escolas infantis, devido às suas novas políticas de combate à obesidade e ao incentivo de uma alimentação mais saudável para as crianças. "Foi uma ótima atitude, pois é recomendado que se evite oferecer refrigerante para crianças durante toda a infância, ou pelo menos até os dois anos de idade. Entre os males que a ingestão do produto pode causar destacam-se a interferência na absorvição do cálcio, importante para a formação dos dentes, cáries, possíveis manchas nos dentes e a própria obesidade infantil, hoje acima do normal", finaliza o especialista. 




Dr. Sérgio Rocha Bernardes - professor do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO) e Head of Global Research & Education Neodent. Possui certificação por aprovação no exame de equivalencia pela Ordem dos Médicos Dentistas em Portugal (2007). Membro do conselho de revisão do International Journal of Oral and Maxillofacial Implants e Editor chefe da Prosthesis Laboratory in Science.  É graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995-1999), tem especialização em prótese dentária pela APCD/Bauru (2000-2002), especialização em Implantodontia reconhecida pelo CFO (2007), mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade Federal de Uberlândia (2003-2005) e doutor em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo com pesquisa em colaboração pelo Eastman Dental Institute, Londres (2005-2008). Pós graduação Lato Sensu MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2009-2011).  www.facebook.com/dr.sergiorochabernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados