Exposição exclusiva de mãos de gesso customizadas está
aberta ao público até o final do mês
O Grupo
Santa Joana, que administra as maternidades Santa Joana e Pro Matre Paulista,
em São Paulo, há muitos anos promove ações em prol do combate
à infecção hospitalar, sendo que possui um dos
menores índices (0,3%), baixíssimo se comparado à média nacional
de 2,8%. Por isso, e com o objetivo de
reforçar a importância da higienização das mãos entre seus colaboradores, a
instituição lançou uma campanha especial sobre o tema intitulada “Higienização
das mãos é uma arte". Uma das ações contempla
uma exposição exclusiva de mãos de gesso customizadas pelos próprios
funcionários e que estará aberta ao público geral até 30 de junho, na
maternidade Santa Joana.
Atualmente, a
instituição possui uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) muito
atuante e presente em todas as áreas, que está embasada em normas brasileiras e
órgãos internacionais reconhecidos no mundo inteiro. A ideia da campanha é conscientizar os profissionais sobre
questões relacionadas à assistência à saúde dos pacientes, contaminação do
ambiente hospitalar por microorganismos, assim como na proteção dos
profissionais em relação a doenças infecciosas ocupacionais. Com isso, a
instituição reforça a preocupação com a importância do tema, além do reforço à
comunicação e processos do dia a dia.
A
infectologista da maternidade, Rosana Richtmann, explica a importância da
campanha e que esta é uma das maneiras mais eficazes de impedir a transmissão e
a aquisição de doenças e infecções. “Entregamos para cada setor do hospital uma
mão de gesso em branco. A ideia era que cada grupo discutisse como customizar
esta mão e transmitir uma ideia nova, envolvendo o tema da campanha, que
ressalta as palavras conscientização e higiene”, conta. Esta é a 11ª edição da
campanha que, todos os anos, promove ideias diferentes para ressaltar a
relevância do tema.
Com
esta ação, o Grupo Santa Joana buscou aguçar o instinto artístico de cada
colaborador, já que juntos eles precisaram pensar em todas as fases do
processo, desde a ideia a ser transmitida, execução e finalização. “Cada peça
teve um significado especial e juntas representam a conscientização da
higienização das mãos. Há votações interna e externa, com diretores e
personalidades ligadas à saúde e higiene das mãos, para eleger a melhor peça,
que levará um prêmio. Essa campanha junta arte e ciência e estamos
completamente felizes com o resultado”, conta a especialista.
O Grupo
Santa Joana sempre se mostrou engajado nas questões relacionadas ao tema, tanto
que está envolvido em campanhas anuais e já venceu o Prêmio Latino-Americano de
Excelência na Higienização das Mãos, um dos mais importantes prêmios
internacionais do setor. Ele é concebido como uma plataforma de reconhecimento,
distinção e celebração dos hospitais e dos grupos de profissionais de cuidados
de saúde que fizeram uso do seu entusiasmo e conhecimento para melhorar a
segurança dos pacientes.
Exposição
– Campanha de higienização das mãos
Data:
até 30 de junho
Horário: 24h
Valor:
gratuito
Endereço:
Rua do Paraíso, 432 – São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário