Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de junho de 2016

Conheça os mitos e verdades sobre a caxumba




A doença é cercada de lendas que precisam ser desmistificadas

O número de casos de caxumba vem crescendo este ano em várias partes do Brasil e, em São Paulo, é o pior surto desde 2008. Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual da Saúde, houve 842 casos só no primeiro semestre deste ano. E, com o aumento de registros, vem a preocupação com a saúde das crianças e as complicações da doença.

A caxumba é causada por vírus, tem alto contágio e é transmitida por gotículas das secreções respiratórias através da saliva, tosse ou espirro. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, dor muscular e inflamação em glândulas, na maior parte dos casos, na parótida, glândula salivar próxima do ouvido.

“A vacina que protege contra a caxumba é a tríplice viral, que também imuniza contra rubéola e sarampo e a primeira dose deve ser dada à criança com 1 ano de idade. A vacina está disponível nos postos de saúde. E é a melhor forma de prevenção”, explica o Prof. Dr. Paulo Taufi Maluf Júnior (CRM/SP 21.769), do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio-Libanês. O pediatra ressalta a importância da segunda dose aos 15 meses.

Mitos e verdades sobre a caxumba
Mito
A caxumba é uma doença própria do inverno.
Verdade
A doença pode ocorrer em qualquer época do ano.
Mito
Se pegar só de um lado, futuramente pegará do outro.
Verdade
Uma vez ocorrida, de qualquer lado ou dos dois, a caxumba cria anticorpos que protegem para sempre de novas infecções.
Mito
Nos meninos, se não mantiver repouso, a caxumba "desce".
Verdade
O vírus da caxumba causa inflamações em vários órgãos, e os principais são as glândulas salivares. Os testículos (e os ovários, nas meninas) podem ser acometidos, mas quase somente após a puberdade. Essa apresentação da doença ocorre em 10% a 20% dos casos, às vezes isoladamente, sem ter havido inchaço das glândulas salivares. Isso independe de repouso, que só é necessário se houver doença testicular.
Mito
A caxumba é uma doença boba da infância e que não precisa de vacina.
Verdade
Além dos testículos e ovários, o vírus da caxumba pode causar pancreatite, encefalite e levar à surdez.
Mito
A vacina não adianta nada, pois há pessoas que tomaram e ficaram doentes.
Verdade
A cobertura da vacina é muito ampla, mas são necessárias duas doses.  Quem tomou apenas uma dose, pode ter caxumba.
Mito
Se pegar os testículos, a caxumba causa disfunção sexual nos meninos.
Verdade
A parte de produção hormonal dos testículos é preservada e não há interferência nos mecanismos de libido e ereção. Se a doença for bilateral, há chance de ocorrer esterilidade, que pode ser prevenida, aí sim, com repouso, e aplicação de gelo no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados