Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Insônia afeta muitas pessoas com dificuldades para iniciar ou manter o sono. Resultado: cansaço, irritabilidade, perda de memória e muitos outros



Solange Medeiros, Terapeuta de Medicina Chinesa, explica as causas da insônia e indica a Acupuntura

Que sono! É muito comum as pessoas bocejarem quando estão com sono e cansadas. Dormir bem influi na qualidade de vida e ajuda o corpo a ganhar mais energias para as tarefas do dia.

Mas, e quem tem insônia? A insônia é a dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, prejudicando o bom funcionamento da mente e do corpo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 40% dos brasileiros sofram algum distúrbio do sono.

As causas da insônia, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, são várias. Porém, os fatores emocionais são os principais, como preocupação, irritabilidade, medos, ansiedade, etc., assim como as questões físicas, por exemplo, comer alimentos pesados e gordurosos tarde da noite, principalmente após às 21h, ingerir bebidas alcoólicas e à base de cafeína.

Problemas relacionados a insônia:
- Dificuldade em iniciar o sono.

- Sono agitado.

- Levantar de madrugada e ter dificuldade em voltar a dormir.

- Acordar mais cedo do que gostaria. 

- Não conseguir dormir e passar a noite em claro.

Solange Medeiros, Terapeuta de Medicina Chinesa, explica que através de uma avalição precisa, é possível saber as causas destes distúrbios do sono e tratá-las com a Acupuntura. “As pressões e a competitividade, típicas de hoje em dia, têm feito com que as pessoas durmam cada vez menos”.

A Terapeuta conta que é necessário identificar em quais desses padrões o paciente se encontra, quando iniciaram os sintomas, além de conhecer a rotina e os hábitos de vida dele.

A insônia não é definida pelo tempo que uma pessoa dorme ou gasta para cair no sono, pois a necessidade de sono varia para cada pessoa. A insônia causa diversos problemas, tais como: cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração, perda de memória, irritabilidade, problemas cardíacos e muitos outros. 

Solange Medeiros ressalta que o sono depende do estado da mente. Se ela estiver tranquila e equilibrada, a pessoa terá um sono reparador e tranquilo e acordará disposta. Se a mente estiver inquieta, a pessoa terá dificuldades para dormir e acordará cansada e sem energia. “O tratamento da insônia através da acupuntura é eficaz no processo de resolução dessa doença. Livre dos efeitos colaterais indesejados, como estresse, ansiedade, depressão, maus hábitos de sono, entre outros, a acupuntura irá resgatar o equilíbrio energético do organismo”, diz.

No momento em que a mente deveria estar tranquila e pronta para ser “desligada” das suas atividades funcionais, ela não se desconecta e continua em atividade dificultando o relaxamento e repouso. A pessoa fica agitada e não consegue pegar no sono. Esta situação de vez em quando não prejudica muito o organismo, como por exemplo: ficar sem dormir direito na véspera de vestibular ou de uma entrevista de trabalho, mas se for crônica causa sérios problemas.

Algumas recomendações:
- Chá de melissa antes de dormir ajuda a acalmar.

- Fazer escalda-pés com água morna e se possível colocar algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou com sal grosso. 

- Temperatura do quarto não deve estar muito quente e nem muito fria.

- Pingar algumas gotas ou borrifar óleo essencial de lavanda nas fronhas.

- Ler livros com boas estórias. 

- Evitar assistir programas e filmes violentos e discussões antes de dormir.

- Evitar trabalhar até tarde da noite.

Na dúvida, é necessário procurar sempre um profissional habilitado e de  confiança.

Portanto, a Acunputura, uma terapia da Medicina Tradicional Chinesa, pode fornecer alívio eficaz para ajudar as pessoas a obter uma boa noite de sono e ter mais qualidade de vida.




Solange Medeiros - Especialista em Medicina Chinesa
Rua Alfredo Guedes, 72, cj. 122 - Santana – SP
Tel.: (11) 99376-7637

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados