Pesquisar no Blog

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Instituto Alcoa inicia doações de 9 mil livros a escolas municipais de seis Estados



A iniciativa faz parte do Programa ECOA que tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis 

Na busca de promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, o Instituto Alcoa doará 13.500 livros a 30 escolas municipais em sete cidades. A primeira doação será feita para formação das Bibliotecas ECOA. Cada escola receberá uma biblioteca formada por 300 livros, sendo 10 exemplares de cada título. No segundo semestre, cada escola também receberá a doação de 150 exemplares do livro “Os Heróis na Conquista da Cidadania”, desenvolvido pela Evoluir, que serão distribuídos aos alunos. O volume de livros supera as doações realizadas nos anos anteriores. Em 2014 foram distribuídos 4.500 exemplares do livro “Os Heróis descobrem os valores”. Já em 2015 foram entregues 4.650 livros “Os Heróis e uma vida saudável”. Com as doações deste ano, serão distribuídos 22650 livros para as escolas participantes do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental.

“Os projetos do Instituto Alcoa sempre tiveram o conhecimento e a diversão alinhados à ideia de despertar o interesse de crianças e adultos. A meta é fortalecer a cultura da sustentabilidade nas localidades por meio da realização de atividades com alunos e professores”, conta Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa.
O programa ECOA é uma parceria do Instituto Alcoa com as Secretarias Municipais de Educação e a empresa Evoluir. Sua abordagem promove o fortalecimento de reflexões e hábitos direcionados à sustentabilidade e ao exercício da cidadania entre a comunidade escolar (pais, estudantes, educadores, funcionários e vizinhos). O programa está estruturado para oferecer às escolas e às comunidades: acompanhamento pedagógico nas escolas participantes; Curso de Formação Continuada para Professores; desenvolvimento de projetos participativos; atividades no contraturno Escolar - Missões ECOA e a entrega de materiais pedagógicos. No ano passado, o programa ECOA impactou positivamente mais de 14 mil alunos de 31 escolas municipais.

Entre as várias atividades desenvolvidas ao longo de 2015 destacam-se os projetos desenvolvidos por alunos e educadores, bem como a realização das Missões ECOA, executadas no contraturno escolar em formato de jogo colaborativo. Outra iniciativa foi a realização das seis edições do Dia ECOA, evento com show de ciências direcionado a alunos e professores das escolas participantes do Programa ECOA. Fez parte do calendário também a entrega do Nau dos Mestres às escolas participantes. A ação consiste em um laboratório de ciências móvel composto por quatro caixas que abordam um conjunto de temas relacionado à ciência, artes e sustentabilidade. As experiências são sempre apresentadas no formato de missões e os personagens juntamente com os mestres têm a tarefa de solucionar as histórias contadas nos livros.

Títulos da Biblioteca ECOA
A Estrela e o Gatinho
A Lata da Imaginação
Aline Aprende a Lição
Arandú Ymanguaré
As Crianças e s Seus Direitos
Chimpanzés Gêmeos
Coleção Contos de Fadas Urbanos - Caneta da Realidade
Coleção Contos de Fadas Urbanos - Contos Express
Coleção Contos de Fadas Urbanos - O Homem Que Achava Que ia Morrer Num Dia de Sol
Coleção Contos de Fadas Urbanos - O Mago e a Rosa
Coleção Contos de Fadas Urbanos - Os Bolinhos da Vovó Nona
Coleção O Mundo Que Queremos 1. Sou Cidadão?
Coleção O Mundo Que Queremos 2. Lixo ou Resíduo?
Coleção O Mundo Que Queremos 3. E Se o Ar Acabar?
Coleção O Mundo Que Queremos 4. Água Para Todos?
Coleção O Mundo Que Queremos 5. Bicho Também É Gente?
Coleção O Mundo Que Queremos 6. Terra É Nosso Chão?
Como é Bom!
Contos de Fadas Modernos
Crônicas do País Pernil
Curielo o Micróbio Cientista
E Agora?
Miopia Aguda
No Balanço da Maré
O Menino que Queria Encontrar o Começo de Tudo
Onde Está a Química?
Paca, Tatu...Cutia Sim!
Poesias e Limeriques
Quem Quer? - Obra Atualizada 9º Ed.
Um Sonho Cor de Verde


































Sobre o Programa ECOA
O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação, que tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. O Programa acontece em duas etapas: a primeira de capacitação dos educadores e a segunda de promoção de atividades com os alunos, com idade entre 9 e 12 anos, no contraturno escolar, com o objetivo de promover transformações positivas nos relacionamentos entre as crianças e nas relações delas com o meio ambiente. Além disso, os funcionários da Alcoa participam de ações de voluntariado nas escolas e na comunidade para estimular atividades como coleta de óleo usado, plantio de árvores, limpeza de áreas, entre outras.


Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio de Programas de Voluntariado, Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, Programa de Apoio a Projetos e Iniciativa Globais. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança. Desde 1995, o Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation investiram cerca de R$ 105 milhões em mais de 2.000 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados