Pesquisar no Blog

domingo, 26 de junho de 2016

Diabetes Gestacional – Saiba como evitar e monitorar



 
Já que este ano o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde – OMS - foi a Diabetes, vamos iniciar pela Diabetes gestacional que é um tipo de diabetes que surge durante a gravidez. Assim como qualquer tipo de diabetes, o diabetes gestacional é uma doença que afeta a forma como as células utilizam a glicose (açúcar), provocando níveis elevados desta substância no sangue, situação que pode afetar o curso da gravidez e a saúde do bebê.

 Doce é receber a notícia, através de exames, de um positivo para a gravidez. Porém, é chegada a hora de se ter muitos cuidados durante a gestação. Diversos exames devem ser realizados durante o pré-natal e um deles pode ser realizado em casa e poucos minutos, como os autotestes de diabetes vendidos em farmácia e que obtém resultados para um maior controle da diabetes gestacional, que atinge cerca de 7% das mulheres brasileiras nesta fase.

O exame de sangue deve ser feito no segundo trimestre da gravidez e pode ser controlado por testes caseiros pela urina, realizados em apenas um minuto. O que pode ocorrer são alterações moderadas nos níveis de glicose no sangue durante a gestação que aumentam o risco da mulher desenvolver diabetes no futuro.
 
Conforme pesquisa realizada, foram monitorados dados populacionais, pelo Institute Evaluatuve Sciences, no Canadá, mais de 15 mil mulheres com idades entre 20 e 49 anos que mostraram alterações na glicemia durante a gravidez e não receberam o diagnóstico de diabetes gestacional. Estas informações foram comparadas por mais de 60 mil gestantes sem alterações no nível de açúcar no sangue. Todas estas mulheres a foram acompanhadas por mais de seis anos após o parto. No final, aquelas que tinham anormalidade nas taxas de glicose tiveram um risco de cerca de 2,5 vezes maior desenvolver diabetes no futuro. A cada mil pessoas a taxa de incidência da doença foi de 5,04 casos entre aquelas com glicose alterada, e de 1,74 casos entre as que não apresentaram problema.
Este tipo de problema ocorre, em alguns casos, durante a gestação porque a placenta produz diversos hormônios que podem bloquear parcialmente a ação da insulina, como se a glândula não “desse conta” do recado nas pacientes com o diabetes gestacional. Para entender melhor, a produção de insulina é insuficiente para que o corpo processe adequadamente o excesso de glicose que está em circulação.
Conclusão: Para detectar um possível risco de diabetes gestacional, a realização de exames de sangue, que consiste na ingestão oral de uma dose de 50g de glicose, e, assim, posteriormente o sangue é colhido, em dois momentos. Porém, ao perceber ou sentir qualquer sinal de diabetes durante a gestação, a paciente pode tirar suas dúvidas e monitorar em casa com auto testes vendidos vem farmácias, drogarias ou mesmo pelo site da Linha Confirme. Eles são realizados através da urina, a qualquer hora e lugar com, 99% de precisão. Caso acuse alterações nos resultados, é importante procurar sempre um médico e realizar exames mais detalhados.
Sintomas:
·         Idade materna mais avançada;
·         Ganho de peso excessivo durante a gestação;
·         Sobrepeso ou obesidade;
·         Sede excessiva;
·         Síndrome dos ovários policísticos;
·         Fome além do normal;
·         História prévia de bebês grandes (mais de 4 kg) ou de diabetes gestacional;
·         História familiar de diabetes em parentes de 1º grau (pais e irmãos);
·         História de diabetes gestacional na mãe da gestante;
·         Hipertensão arterial na gestação;
·         Gestação múltipla (gravidez de gêmeos).
“Para ter certeza de que está ou não com qualquer tipo de diabetes, é importante o monitoramento da doença. Através de um simples teste caseiro é possível detectar o problema ou mesmo descartar dúvidas”. Comenta Dra. Adriana Juliani.
A Linha Confirme, líder de mercado, possui em sua linha de autotestes o Confirme Glicose+Corpos Cetônicos que tem como objetivo, oferecer mais uma alternativa de monitoramento aos diabéticos e aos adeptos de dieta com grande restrição de carboidratos, com a vantagem de medir dois parâmetros ao mesmo tempo.
O Confirme Glicose+Corpos Cetônicos são tiras com membranas reagentes para glicose e cetonas afixadas numa das extremidades. A amostra e os resultados são obtidos comparando as cores desenvolvidas nas membranas com a tabela de cores no rótulo da embalagem.  A detecção da glicose é baseada na reação cromogênica de oxidase-peroxidase.  A detecção das cetonas é baseada no princípio onde o ácido acetoacético e cetona formam com o nitroprussiato de sódio em meio alcalino, um complexo de cor violeta.  Pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, porém o ideal é que seja realizado antes das principais refeições ou duas horas após.  Glicosuria positiva, ou seja, presença de glicose na urina juntamente com cetonuria positiva indica uma situação de descontrole do metabolismo. Orientação médica é fundamental o mais rápido possível.  Glicosuria negativa com cetonuria positiva indica tempo de jejum prolongado e caso a cetonuria for muito alta é recomendável uma consulta médica para averiguação.
Finalizando: O Diabetes gestacional pode se regulariza logo após o nascimento do bebê – diferentemente dos outros tipos de diabetes, que duram a vida inteira. A boa notícia é que o aleitamento materno reduz o risco de desenvolvimento de diabetes após o parto. Mantenha uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas ajudam a manter uma boa saúde..
O auto teste da Linha Confirme – Confirme Glicose+ Corpos Cetônicos - pode ser encontrados para compra através do site www.confirme.com.br.


Consultoria – Dra. Carolina Ynterian. Bioquímica, especializada em biologia molecular e diretora da Linha Confirme. A Linha Confirme tem como principal missão oferecer produtos de qualidade a um custo acessível. A empresa é líder absoluta no mercado de auto testes. Para entrevistas e informações complementares disponibilizamos a Dra. Adriana Juliane.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados