Pesquisar no Blog

domingo, 26 de junho de 2016

7 dicas e atitudes para comer bem no inverno e manter a boa forma




Criador do programa Código Emagrecer de Vez, Rodrigo Polesso diz que é possível até comer bacon e não engordar

No inverno, as pessoas tendem a engordar um pouco mais. Segundo Rodrigo Polesso, criador do programa de emagrecimento online Código Emagrecer de Vez e certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia, existem dois principais motivos para isso, sendo um fisiológico e outro comportamental. “O corpo tende a gastar energia para se manter aquecido e por isso sentimos mais gula por energia rápida, como alimentos processados e carboidratos refinados; mas também ficamos mais em casa, e por isso encontramos mais diversão na cozinha que no parque”, explica Polesso.

Por meio de seu programa online, que já mudou a vida de mais de 2 mil pessoas, Polesso afirma que não é necessário controlar a quantidade de comida, mas sim priorizar a qualidade do que é ingerido ao longo do dia. “É sugerido consumir mais alimentos verdadeiros, fontes de proteínas de qualidade e gorduras boas, e menos carboidratos refinados e gorduras de má qualidade”, resume. O especialista conta 7 dicas e sugestões importantes para colocar em prática neste inverno.

1-Troque salada por vegetais quentes
Como muitas pessoas deixam a salada de lado durante o inverno, nestes casos Polesso sugere trocá-la por vegetais crucíferos, como couve, repolho e brócolis. Eles ajudam na saúde do fígado, que é responsável por digerir apropriadamente as gorduras e proteínas. “Estes vegetais são muito bem-vindos e se preparados na manteiga, por exemplo, podem perfeitamente substituir uma salada e promover ainda mais saciedade”, explica Polesso, que alerta ainda que os legumes cozidos em água podem perder muitos nutrientes, já que os mesmos se diluem na água.

2-Opte pelo abacate
Uma das frutas que Polesso valoriza é o abacate, rico em gordura de qualidade e que não causa impacto nos hormônios responsáveis por acumular gordura. “Ele ainda é uma ótima pedida e pode ser degustado doce ou salgado”, conta, sugerindo a preparação de guacamole como prato para acompanhar carnes. “Uma dica rápida para matar aquela vontade louca por doce é cortar um abacate no meio e colocar um pouco de adoçante natural por cima, como Stévia, Xilitol ou Eritritol”, também sugere.

3-Carnes e peixes no lugar de carboidratos
Alimentos naturais que são fontes de proteína de qualidade geralmente vêm acompanhados também de boas gorduras. Esta combinação proporciona nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo, além de dar mais saciedade e colaborar com o bom funcionamento hormonal e metabólico do corpo o que não é o caso dos carboidratos processados e/ou refinados, como pães, massas e doces.

4-Chás e café ainda são vantajosos
Café e chás que contêm cafeína, como o chá verde e o chá preto, são bons estimulantes e podem acelerar o metabolismo, mas não de uma forma significativa para emagrecer. “Não deposite suas esperanças nestes alimentos para aumentar a queima de gordura”, destaca. Ainda assim, o especialista afirma que são ótimos alimentos para consumir em tempos de frio. “Beber café e chás em quantidade moderada é uma ótima forma de ajudar a driblar a vontade de comer algo não saudável, já que a cafeína é um supressor natural de apetite”, ensina Polesso, alertando para que estas bebidas sejam consumidas sem açúcar, que pode ser substituído por adoçante natural.

5-Aproveite para dormir bem
Se o tempo frio encoraja as pessoas a terem noites de sono mais agradáveis, isso pode ser ótimo para emagrecer. Segundo Polesso, o sono profundo é essencial para o bom funcionamento geral hormonal e metabólico do corpo. “Quem dorme pouco ou tem sono de má qualidade pode ter muitos problemas de saúde, incluindo o estresse capaz de aumentar o hormônio cortisol, que aumenta o acúmulo de gordura no corpo”, explica. “Dormir de 7 a 9 horas é o recomendado, e não há nenhum problema em dormir um pouco mais nos dias de folga”.

6-Ovos e bacon estão liberados
Em seu programa alimentar, Polesso ensina um estilo de vida flexível chamado Alimentação Forte que vai evoluindo ao longo das 3 fases do programa. Este estilo de vida alimentar prioriza o consumo de alimentos naturais que tenham gordura e proteínas de qualidade, assim como carboidratos fibrosos, capazes de regularizar a ação do hormônio insulina no sangue, de forma a desbloquear a queima de gordura e evitar seu acúmulo. Segundo ele, ovos e bacon são excelentes fontes de proteína e gorduras de qualidade. “Ovos inteiros são ótimas fontes de proteínas, gorduras e vitaminas de todos tipos, e ainda dão saciedade sem impactar negativamente o metabolismo e o funcionamento hormonal do corpo”, explica. “O bacon é mal visto por muita gente, mas poucos sabem que ele é uma fonte de gorduras de qualidade” afirma. “50% das gorduras do bacon são do tipo monoinsaturada, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue”, conta, citando pesquisas da revista Clinical Nutrition and Metabolic Care e da McMaster University.

7-Alimentar-se bem do que é correto
Por fim, Polesso destaca a importância de valorizar os alimentos naturais que são fontes ricas gorduras e proteínas de qualidade e deixar de lado o alto consumo de açúcar e carboidratos refinados. “Não é justo ficarmos passando vontade e fome durante essa época do ano. Este é o momento de degustarmos alimentos ricos em nutrientes, sabor e que nos saciam”. Segundo o criador do Emagrecer de Vez, quando se foca na qualidade dos alimentos, a quantidade passa a ser controlada automaticamente. “O corpo irá regular o apetite corretamente e reprogramará o metabolismo para a queima do excesso de gordura e manutenção do peso ideal, sem a nossa intervenção consciente, assim como sempre aconteceu ao longo da história da nossa espécie. ”, explica, com base em seu programa alimentar. Segundo o especialista, até mesmo pessoas de alimentação desregrada podem transformar a alimentação em pouco tempo. “Geralmente não leva mais de duas semanas de bons hábitos para se reverter quase tudo, eliminar a gula, gerar perda de peso, ganho de energia e disposição, independente do clima que está lá fora”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados